Webinar promovido pelo Denatran na Semana Nacional de Trânsito mostra como a sociedade e o governo ganham com o processo de transformação digital
O Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem como bandeira a promoção da transformação digital para facilitar a vida do cidadão e isso tem se concretizado nos diversos produtos de trânsito oferecidos à população brasileira.
Nesta Semana Nacional do Trânsito, o gerente de negócios de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca, participou do webinar promovido pelo Denatran, que aconteceu na última segunda-feira, 21.
O tema principal foi mostrar o que está sendo desenvolvido em tecnologia para o trânsito e como a transformação digital pode se refletir na segurança do cidadão brasileiro. Ou seja, como essas soluções podem salvar a vida de milhares de pessoas no país.
Diego Migliavacca há três anos atua nesse processo que promoveu a migração, do papel para meio eletrônico, da carteira de motorista e do documento veicular, que agora se encontram em um só aplicativo: a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
“A possibilidade de integrar Estado e sociedade na construção de soluções tecnológicas para o trânsito estrutura-se nos sistemas do Denatran, como o Renach (carteiras de habilitação), Renavam (veículos automotores) e Renainf (infrações de trânsito).”
“Isso possibilita entregas e serviços, tanto para órgãos da administração pública, como empresas da iniciativa privada, que, de alguma forma, se relacionam com o segmento de trânsito, seja na prestação de serviços de controle de tráfego, seja no cadastro de veículos”, afirmou.
Para Diego, a manutenção de toda essa infraestrutura tecnológica requer muito investimento. “É onde entra o Serpro, com a sua expertise em inteligência de negócios, que agrega mais valor ao serviço final entregue ao cidadão, diminuindo o custo do governo e criando um círculo virtuoso de entregas de melhores serviços, tanto para a sociedade quanto para o estado”, pontuou.
Como “case” de sucesso, foi apresentado o que ele considera como o começo, de fato, da identificação digital segura do cidadão: o QR Code criptografado. “Esse QR Code é inviolável, contém todos os dados da CNH, inclusive foto, e toda uma segurança digital. O QR Code foi o início de tudo, o embrião do primeiro documento digital do Brasil, e permitiu que hoje tivéssemos a plataforma de serviços, que é a CDT”, relembrou.
Diego pontuou ainda que o CRLV digital eliminou, a partir de janeiro de 2021, a necessidade de impressão em papel moeda dos documentos veiculares. Para ele, isso é uma ação que consolida a CDT como exemplo de transformação digital bem sucedida, tanto do ponto de vista da gestão pública quanto de entrega que facilita a vida do cidadão brasileiro.
Sobre a Semana
A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro.
Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A iniciativa tem por objetivo lembrar que todos são responsáveis por promover um trânsito mais seguro.
Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo Denatran está acontecendo em formato digital. Com o tema “O Denatran na sua vida”, o evento visa a promover ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.
A iniciativa segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
A Semana Nacional de Trânsito é transmitida pela página do Denatran no Facebook.
Fonte: Serpro
Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto
Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça
Carteira Digital de Trânsito agora permite indicar principal condutor do veículo