São Paulo, 7 de outubro de 2020 – A Nestlé inaugura hoje um centro dedicado à inovação, desenvolvimento e testes de novas tecnologias, localizado dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), ecossistema que já abriga representantes de 280 empresas e quatro universidades. Instalado em um espaço de 100 m², o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia vai contar com 18 posições de trabalho, sendo 11 para colaboradores Nestlé e sete rotativas para receber parceiros, fornecedores, pesquisadores, estudantes, entre outros profissionais ligados à área de tecnologia e automação.
O objetivo da Nestlé com esta nova estrutura é acelerar a pesquisa e desenvolvimento de inovações dentro do conceito de Connected Factory e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente, inclusive com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital. A nova estrutura fica muito próxima à fábrica de Caçapava, planta “lighthouse” da Nestlé em que são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para rollout em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.
Jornada 4.0
Os investimentos da Nestlé em indústria 4.0 no Brasil começaram em 2016, com a implementação do primeiro robô em unidade fabril do País e, desde então, a companhia está em uma jornada crescente de inovação e tecnologia. Em 2019, a Nestlé aumentou em quase 80% o investimento em P&D e otimização de produção, com desenvolvimento de machine learning, softwares, robôs e veículos autônomos, entre outros. Atualmente, todas as novas linhas da Nestlé já nascem com conceito 100% de indústria 4.0. “Investimos em frentes que incluem modernização do parque e de processos, a aquisição e desenvolvimento de tecnologias, projetos de automação em unidades e a capacitação dos colaboradores para atuar dentro dessa cultura de transformação digital”, afirma o vice-presidente da área Técnica da Nestlé Brasil, Luis Garcia.
Como fruto desse investimento, a Nestlé já tem apresentado resultados positivos e, desde março, várias unidades da companhia no Brasil atingiram altos níveis de eficiência operacional, tiveram redução de paradas não programadas e recordes de produção. Com isso, a companhia conseguiu gerar novas oportunidades de empresa. Desde abril, houve quase 1,2 mil contratações entre profissionais efetivos e temporários em todo o Brasil e, desse total, 67% são posições operacionais em fábricas.
“A indústria 4.0 deu a flexibilidade para a Nestlé conseguir responder rapidamente a mudanças nas necessidades dos consumidores com a pandemia, ajustando, por exemplo, a produção para ampliar volumes em categorias que cresceram e produzir novos formatos. Queremos avançar assim, promovendo inovações que gerem colaboração e transformação positiva para toda a cadeia e para todos os envolvidos”, aponta Luis Garcia.
Desafios inovação
Uma das frentes da Nestlé para impulsionar a colaboração e cocriação de soluções com foco em transformação digital serão desafios de inovação que a companhia vai lançar com chamada para participação de startups, empreendedores e empresas. O objetivo é pensar soluções conjuntas para auxiliar a companhia a melhorar processos em diferentes frentes, que vão das fábricas aos pontos de venda.
Os desafios buscam soluções em áreas como sustentabilidade, inteligência artificial e segurança do trabalho (Foto: Divulgação)
Hoje, a companhia anunciou a abertura de inscrições para desafios em frentes como o desenvolvimento de experiência de consumo única para o consumidor nos pontos de venda; a diminuição de desperdício, reciclagem pós consumo e redução de emissões; a criação de uma aplicação com inteligência artificial disponível para avaliação online nas linhas de produção de alimentos e bebida; soluções com foco em captura e monitoramento de comportamento de consumo; viabilização de personalização em escala; uma aplicação para identificação de sinais que possam ajudar os gestores na eliminação de acidentes de trabalho e aumento da gestão preventiva de saúde ocupacional; soluções com foco em monitoramento de preços em lojas físicas, acompanhamento de desempenho e comparação com o mercado; entre outros.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos.
A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
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