A Federação Assespro considera positiva a indicação dos membros do ANPD, que será responsável por regulamentar, construir e fiscalizar a aplicação da LGPD
Os indicados deverão passar por sabatina e aprovação do Senado. Após a sua constituição e operacionalização, a ANPD deverá escolher 23 membros adicionais que vão compor o Conselho de Proteção de Dados Pessoais.
Representante de 2.500 empresas do setor de TI, a entidade defende ainda que a indicação dos representantes da sociedade civil para o Conselho Nacional de Proteção de Dados priorize a competência técnica.

“É importante ter nomes que realmente conheçam o tema e possam ajudar bastante governo e a sociedade no desenvolvimento e na implantação desta lei”, afirma Italo Nogueira, presidente da Assespro Nacional.
Somente com o seu quadro de membros completos, a ANPD poderá formular consultas e editar suas normas e orientações. A LGPD entrou em vigor em setembro, mas as punições e multas previstas só serão aplicadas a partir de agosto de 2021.
Para a Assespro, a LGPD representa um avanço e segue uma tendência mundial como a GPDR, a Lei de Proteção de Dados Europeia. “Acreditamos que tanto as startups como as empresas maduras de TI tendem a ganhar, assim como a sociedade”, afirma Italo.
A autorregulamentação e um comitê gestor como solução à ANPD. Por Marcelo Buz
Governo publica estrutura da ANPD para a implementação da LGPD
- Busca.Legal é Top 10 no ranking da principal plataforma de inovação aberta da América Latina
- TOTVS anuncia assistente de IA para descomplicar a Reforma Tributária no setor Supermercadista
- O futuro já começou: as tendências de autoatendimento e biometria que vão moldar 2026
- Como a Inteligência Artificial pode organizar o mês mais caótico do ano
- BetMGM firma parceria com a Unico para verificação de identidade
- O critério da proporcionalidade e as novas medidas de monitoramento dos apostadores no Brasil
- Provedores de Internet no Brasil avançam em segurança digital e infraestrutura crítica segundo Pesquisa TIC Provedores 2024
- Garanta seu e-CNPJ A1 em dezembro, economize e comece 2026 com tudo em dia!
- Retrospectiva 2025: os avanços que moldaram a segurança digital no Brasil e o papel das soluções da Bry nesse cenário
- Relatório da Sophos revela queda nas tentativas de ransomware e aumento em roubo de dados na indústria
- Hospital Sírio-Libanês integra inteligência artificial para agilizar resultados laboratoriais
- CrowdStrike anuncia Falcon AI Detection and Response, ampliando a defesa contra riscos emergentes de IA
- Elytron Cybersecurity confirma expertise brasileira no combate ao cibercrime em evento da INTERPOL
- Empresas pressionam Congresso pela aprovação do REDATA
- A Voz das IAs: Mais da metade dos brasileiros aceitam sugestões de compra de chatbots






























