Next Move Car, produto lançado em parceria da Algar Telecom com a Drive On, transforma veículos comuns em smart
A Algar Telecom,empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, inaugura sua atuação no segmento de inteligência automotiva com o lançamento do Next Move Car.
O produto, que transforma veículos comuns (leves, pesados e de duas rodas) em smart, já fazia parte do portfólio da Drive On, empresa parceira. A ideia agora é unir forças para aprimorar e escalar a solução com tecnologia Algar.
A Drive On entra com a plataforma e o know how do negócio, enquanto a Algar Telecom entrega alta capacidade de sinal com seu chip multiconnect (inserido no hardware à escolha do cliente), inteligência de dados e acesso ao mercado B2B graças ao relacionamento com sua ampla base de clientes.
A solução, via assinatura mensal, é agnóstica, já que o cliente pode optar pela compra do dispositivo a ser plugado no veículo (via porta OBD ou CAN) e plataforma, ou utilizar seu próprio dispositivo e contratar apenas o serviço de telemetria da plataforma. Ela dá voz ao veículo e lhe conecta 24 horas por dia, empoderando o cliente.
Uma série de funções que podem ser acessadas de maneira simples via aplicativo ou web, entre elas estão: geolocalização em tempo real; controle de velocidade e alertas de excesso; status de peças e saúde do veículo; além de dados com foco em economia (com relatórios de consumo, custos e trajetórias das viagens).
O grande diferencial da solução é a análise e combinação inteligente dos dados coletados, que permitirão gerar insumos para monitoramento do comportamento da direção tanto do motorista quanto do veículo.
O plano inicial é focar em quatro segmentos B2B: seguradoras, frotistas, locadoras e concessionárias. Dentro desses públicos, há diferentes propostas de valor. Para as seguradoras e locadoras, por exemplo, o benefício é a possibilidade de precificação do serviço conforme o uso e o comportamento do usuário, gerando mais receita e menores custos.
Atualmente, as seguradoras fazem o cálculo dos seguros com base em critérios de risco genéricos, como idade do motorista, sexo, tempo de habilitação, localidade etc. A partir do momento em que elas receberem dados precisos sobre o uso daquele carro, será viável customizar esse seguro conforme o uso.
A modelagem UBI (Usage Based Insurance – UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação mais justa, atrativa e adequada às necessidades reais de cada perfil de cliente.
Os frotistas, por sua vez, podem obter muito mais eficiência, por meio de uma melhor gestão e redução de custos com trajeto e manutenção.
Já para as concessionárias, outros benefícios podem ser entregues.
“A vantagem é bastante significativa, pois hoje as concessionárias e revendas têm dificuldade nessa abordagem, realizando seus pontos de contato apenas quando o cliente atinge um número específico de tempo de compra ou uma estimativa de quilômetros rodados.”
“Agora, recebendo da Algar Telecom as informações coletadas pelo Next Move Car, elas terão a chance de planejar ações muito mais assertivas e efetivas”, destaca Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação da Algar Telecom onde a solução está sendo incubada.
“Nessa primeira etapa, nosso objetivo é criar uma estrutura de inteligência para capturar os dados do carro e transformá-los em insumos para decisões estratégicas em diversos negócios, além de auxiliar o usuário em suas rotinas. É uma evolução do negócio de IoT dentro da Algar Telecom e certamente temos a ambição de trabalhar no nosso portfólio mais soluções voltadas para esse importante segmento do mercado”, conclui Zaima.
Segundo o Gartner, até 2023 o mercado para vendas de dados de veículos conectados será maior que U$ 1 bilhão e o marketing e a publicidade direcionada para esses veículos vão superar U$ 500 milhões.
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Sobre o Brain
O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em três tribos principais: Internet das Coisas (IoT), Telco Cloud e Digital. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.
Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza a metodologia Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares.
Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.
Com 66 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 77 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.
Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.
Sobre a Drive On
A DriveOn é uma startup do Amazonas que iniciou sua jornada em Florianópolis ao ser acelerada pela Darwin Startups. Seu foco é em desenvolvimento de score de comportamento de condução e saúde veicular com registro em blockchain para maior segurança dos dados de mobilidade. Para engajar o motorista no aperfeiçoamento da condução, a DriveOn criou um criptoativo chamado Cryptomiles e iniciou a construção de um ecossistema em torno desse utility token.
A solução lhe rendeu, em 2019, a 10ª posição no ranking das startups mais inovadoras da América Latina, bem como TOP 5 na categoria Fintech/Insurtehc, pelo prêmio Innovation Awards Latam. O token Cryptomiles usa a blockchain EzDeFi para transações sem taxas e instantâneas, e os motoristas que se beneficiam do programa utilizam a Wallet EzDeFi para guardar seus tokens.
Em sua jornada, a DriveOn desenvolveu parcerias com grandes empresas da Indústria Automobilística como a Harman Brasil, provedora de tecnologia & multimídia para grandes montadoras no Brasil e ao redor do mundo, e a Mercedes-Benz Brasil (via Aceleradora Liga Ventures), líder nacional nas vendas de veículos comerciais (caminhões e chassis de ônibus).
Atualmente, a DriveOn está participando do programa Samsung Creative Startup para aperfeiçoar o produto com toda expertise em UX da Samsung. A DriveOn também conta com a parceria da Fleety Mobility Brasil para aperfeiçoar soluções ao segmento de frota, e com a parceria da Motorista PX, uma plataforma que conecta motoristas independentes a transportadoras de cargas.
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