O sistema AprovaDigital da GovTech apresenta redução de até 5x no período de aprovação de documentos nas prefeituras da região
Por conta das questões geradas pela pandemia do novo Coronavírus e em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas Prefeituras, municípios brasileiros buscam, através de soluções digitais, se reinventar.
Em Santa Catarina, oito cidades – Joinville, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Lages, Mafra, Caçador e Massaranduba – implementaram o sistema do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.
Ao todo, somando os números dos municípios, o estado apresenta um total de aproximadamente 26 mil processos abertos através do sistema.
Apenas na cidade de Chapecó, na qual o Aprova já está presente desde dezembro do ano passado, foram mais de 17 mil solicitações realizadas de maneira 100% digital em 14 diferentes tipos de solicitação, entre eles os de alvará de obras, vistoria de acessibilidade para alvará de funcionamento, alvará de habite-se, entre outros.
Essa alta procura dos munícipes por iniciar seus processos digitalmente não impacta negativamente os resultados entregues pelo software, muito pelo contrário. Na cidade de Lages, que implementou o sistema em janeiro deste ano, pode-se observar uma redução de 30 dias para 10 dias no tempo de aprovação.
“Tivemos a oportunidade de conhecer o AprovaDigital, já em funcionamento, na cidade de Chapecó e ficamos surpresos com a qualidade do serviço e como o sistema estava funcionando de maneira tão proativa dentro da prefeitura”, afirma Roberto Carvalho Provenzano, Diretor de Urbanismo e Planejamento da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages.
Roberto ainda exalta os benefícios que o software trouxe para o município, “ele sempre nos trouxe uma agilidade e uma transparência no processo. Hoje já estamos com mais de três mil processos que já transitaram no sistema”.
Ao observarmos os resultados em municípios que possuem o AprovaDigital há mais tempo, a queda no período de aprovação é ainda maior. Em Itajaí, por exemplo, o software atua desde outubro de 2019 e já foi observado que o tempo de aprovação caiu de 30 dias para apenas 6 dias.
Segundo o prefeito da cidade de Itajaí, Volnei Morastoni, o processo de desburocratização era algo de extrema importância para o município. “Nós precisávamos fazer com que os processos fossem mais rápidos e céleres. Então essa modernização administrativa está trazendo esse mundo digital para dentro da prefeitura e para a gestão pública municipal é da maior importância”, afirma o prefeito.
“A chegada de um sistema como o AprovaDigital em um número maior de cidades gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Com um cenário nacional mais desburocratizado o país se torna mais atrativo para prospecção de investidores”, explica Marco Antonio Zanatta, fundador do AprovaDigital.
Para Zanatta, os resultados do estado de Santa Catarina são muito animadores. Marco conclui que “Após o final do período de implantação os resultados são bem animadores, é um processo que demanda uma adaptação, mas os números mostram que estamos conseguindo mudar o cenário”. O AprovaDigital está presente em mais de 20 cidades, entre elas São Paulo (a maior cidade da América).
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Sobre o Aprova Digital
Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o AprovaDigital é um sistema que tem como objetivo digitalizar os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em 23 municípios, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.
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