Entre os principais resultados está que cerca de 81% dos entrevistados considera a transformação digital o principal fator de mudança no mercado de trabalho, com implicações na atração e retenção de talentos, que se tornou uma das prioridades das empresas para se reinventarem no novo contexto global
A everis, empresa multinacional de consultoria de negócios e tecnologia do grupo NTT DATA, apresenta seu Estudo de Talento Digital Latam, no qual apresenta as tendências da demanda de talentos com capacidades digitais na região para os próximos anos.
O estudo, desenvolvido pela everis, teve a participação de líderes de Recursos Humanos de 51 empresas de diferentes indústrias no Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile, que estão enfrentando o desafio de reformular suas estratégias.
Considerando as novas condições que a transformação digital proporcionou ao mercado, as características como agilidade, rapidez e simplicidade são essenciais para que as organizações enfrentem os desafios deste cenário e melhorem suas capacidades de resposta.
“A transformação digital é considerada uma reinvenção completa das empresas, sob um enfoque estratégico, operacional, tecnológico e até humano. Um princípio chave reside não apenas na migração da operação para canais ou plataformas digitais, mas na identificação de como os novos desenvolvimentos tecnológicos podem funcionar como facilitadores de novos modelos de negócios.”, explica Carlos Company, Head de Estratégia Digital da everis Américas.
Segundo ele, no novo contexto gerado pela pandemia, esse processo de transformação digital deve ser convertido em ações urgentes para que as organizações se adaptem ao novo cenário, analisando as novas necessidades organizacionais sem deixar de levar em conta os anseios deste novo talento
Atualmente, ocorreram mudanças significativas nos parâmetros sob os quais as empresas devem ser competitivas, o que, segundo o estudo, teve um grande impacto na delimitação e definição dos perfis e competências exigidas para os talentos humanos. Atrair e desenvolver profissionais com as habilidades digitais necessárias se tornou o principal desafio em Recursos Humanos.
Para enfrentar o novo ecossistema digital, 57% dos entrevistados consideram que a área de RH tem uma participação significativa na definição da estratégia de transformação digital, enquanto cerca de 70% concordam que essa área deve sofrer uma redefinição estratégica de seus objetivos e funções por meio de três práticas fundamentais: implementação de metodologias inovadoras, renovação das plataformas tecnológicas, revisão da experiência do colaborador.
De acordo com os resultados do estudo, 81% das empresas consideram a digitalização como o principal instrumento para a mudança na demanda por talentos.
No entanto, a falta de abrangência e experiência, bem como a escassez de certos perfis digitais significa que 55% das empresas admitem enfrentar grandes dificuldades na busca dos talentos necessários, ao mesmo tempo que observam dificuldades na implementação das estratégias necessárias para desenvolver de suas equipes com foco no digital, já que 60% afirmam não possuir um plano ou programa de desenvolvimento de talentos.
Quanto à busca de novos perfis, 65% dos participantes expressaram a necessidade de uma mudança nas capacidades e competências profissionais como resultado do desenvolvimento acelerado das tecnologias relacionadas com análise, automação e inteligência artificial.
“As empresas têm que repensar seu trabalho e sua organização para maximizar a contribuição de valor dos recursos humanos para os desafios empresariais. A área de RH desempenha um papel estratégico na preparação de talentos diante do impacto e dos desafios que novos modelos de negócios, novas operações e uma nova maneira de trabalhar”, completa Leylah Macluf, diretora de Talento & Transformação em everis Américas.
Samsung abre novo ciclo de cursos online e gratuitos de Internet das Coisas
ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados
Sobre a everis
A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de outsourcing. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1,45 bilhão de euros no último exercício. digital
Atualmente, conta com mais de 27.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 18 países. Para mais informações, visite: www.everis.com.
Sobre a NTT DATA Corporation
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a serviços de outsourcing. Para mais informações, visite: www.nttdata.com digital
(ISC)² acerta parceria com a Check Point para o CISO Academy