No início de fevereiro, mais de 102,8 milhões de dados de celulares brasileiros foram expostos após vazamento da empresa PSafe
Ainda neste ano, foi detectado o megavazamento de 223 milhões de CPFs, 104 milhões de registros de veículos e 40 milhões de CNPJs. No ano passado, até o STJ (Superior Tribunal de Justiça) foi alvo de hackers.
Alguns motivos explicam por que o Brasil, terceiro país que mais sofre tentativas de ataques virtuais no mundo, não tem conseguido combater o problema, segundo o especialista em cibersegurança Marcelo de Souza da Silva, da Connectcom.
“A gestão segura de dados enfrenta uma série de desafios específicos no país, que vão desde a falta de conhecimento de gestores até questões envolvendo políticas públicas”, afirma.
Ele afirma, também, que tem identificado que os ataques a órgãos de governo são sazonais, o que permite mais capacidade de previsão e, consequentemente, proteção dos sistemas.
“Esses ataques são sazonais, portanto, dependendo dos eventos políticos, alguns segmentos são mais ou menos suscetíveis a ataques cibernéticos”, explica o especialista da Connectcom, empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia.
Veja abaixo uma lista de desafios que o país enfrenta na área de proteção de dados:
– Ações de prevenção são insípidas: gestores ainda veem prevenção como custo, não investimento
– Falta de informação: poucos casos são divulgados e quem foi alvo não admite suas falhas e não compartilha esta informação entre outros gestores (com o intuito de mitigar futuros ataques)
– O Brasil ainda carece de programas efetivos para educar a população contra golpes
– Hackers brasileiros têm alto conhecimento técnico e de processos empresariais
– Ainda há muita falha humana envolvida e tecnologia insuficiente para monitoramento e detecção de invasão de redes
– LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ainda está engatinhando no país
– Há um mercado ilegal de dados extremamente lucrativo alimentado por empresas compradoras
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Sobre a Connectcom
A Connectcom, uma das 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil, desenvolve soluções de tecnologia para apoiar o desenvolvimento de seus clientes nas áreas de infraestrutura, prestação de serviços e negócios digitais. São mais de 1.300 colaboradores e cerca de 2,5 milhões de atendimentos por ano, que resultam em inovação e aceleração de negócios.
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