Na Soluti, empresa especializada em tecnologia da informação, as mulheres já representam 59% da força de trabalho. Além disso 40%, ocupam cargos de diretoria ou gerência
Segundo Nara Saddi, diretora de Pessoas na Soluti, apesar do número de homens ainda ser maior no mercado de tecnologia, o cenário melhorou muito ao longo dos últimos anos. “Nós da Soluti sempre buscamos igualar o cenário e hoje muitas mulheres ocupam cargos importantes dentro da organização”.
Uma delas é Luciana Correia Lima Maciel, Coordenadora de Implantação da Soluti, onde gerência os projetos de grandes clientes e acompanha a implantação e configuração de ambientes para certificação digital em nuvem.
Com experiência de mais de 10 anos em Tecnologia da Informação, enfrentou muitos desafios, primeiro por ser mulher e depois por ser mais velha do que a maioria na época que iniciou a faculdade.
Em 2009, quando ingressou em seu primeiro estágio, Luciana foi desafiada pelo seu chefe a mostrar suas habilidades escrevendo uma redação para que ele a mantivesse no emprego.
“Naquele dia voltei para casa abalada e chorei muito, mas eu sabia que era capaz. Então, reuni tudo o que já havia feito dentro da empresa, as mudanças geradas, os avanços e montei uma apresentação completa com gráficos e mostrei na época para o Presidente, a diretora financeira e meu gerente. Foi através do meu esforço e empenho que consegui continuar na empresa”, lembra Luciana. tecnologia
Para Luciana, com o passar dos anos o quadro mudou e apesar, das mulheres, ainda, ocuparem cargos mais baixos e ganharem menos, a maioria recebe incentivo e apoio para ingressar em cursos de TI.
“Hoje as famílias têm a mente mais aberta e incentivam as garotas a estudarem cursos de exatas como engenharia, TI ou robótica, o que no passado não era bem aceito. E com isso, os próprios homens passaram a nos ver como profissionais capacitadas e concorremos em pé de igualdade.”
Formada em graduação em Sistemas de Informação e Análise de Sistemas pela UNIBAN – Universidade Bandeirante de São Paulo, com Pós-graduação – Governança em Tecnologia da Informação pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho e diversas especializações.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Soluti dá 7 dicas de como manter seus e-mails seguros de verdade!
Mandic Cloud Solutions prevê expansão de Cloud no Brasil em 2021