Será? Ou o mercado quer contratar um 3 em 1?
Gostei do artigo publicado no VALOR. Muito bom colocar em pauta esse tema. No entanto, essa confusão de papéis já vem delonga data entre Publicitários e os Profissionais de Marketing. Não é verdade? Agora são os engenheiros.
Engenheiros são bem-vindos ao mundo da comunicação. São bons em estatísticas, cálculos, cruzamento de dados, criação de sistemas e algorítimos, mas comunicação é comunicação.
Pensar em reunir em um só profissional todos os talentos é falta de conhecimento de cada perfil. Engenheiros, assim como os formados em marketing com certeza desconhecem conceitos fundamentais da co-mu-ni-ca-ção.
Estamos assistindo à verdadeiros absurdos cometidos por grandes marcas do comércio eletrônico no topo das mídias digitais. O que as campanhas veiculadas trarão às suas marcas no futuro? O que a saturação de campanhas pode gerar de negativo? Saturação? E da-lhe remarketing!
E quando obtém bons resultados numa ação, investem TUDO nessa ação. Não entendem que os meios se completam. Que o Off impulsiona o On etc.. Fico imaginando essa moçada em operação de bolsa de valores. Será que lá também investiriam tudo na mesma cesta? Voltando para o tema…
A era binária na comunicação vai ter um fim. Acredito na junção de profissionais de comunicação com o pessoal da matemática e que as academias de marketing e comunicação revisarão seus conteúdos mais voltados ao uso de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, mas priorizar matemática e estatística no conteúdo programático de publicitários seria um absurdo!
Boa leitura.
Marketing digital exige um novo perfil de profissional | Valor Econômico