Desde a sua estreia em 1991, o Programa Gerador do IRPF é renovado anualmente, acompanhando a história do desenvolvimento tecnológico do Brasil e seu contribuinte
No começo da década de 90, quando os brasileiros começaram a descobrir os microcomputadores, a Receita Federal e o Serpro decidiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico que ocorria no país. Foi o início de um processo que nunca mais parou.
Tudo começou em 1991, quando surgiu o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda – PGD, uma tecnologia que, há mais de três décadas, se renova a cada ano, recebendo atualizações tecnológicas que têm tornado a vida do contribuinte cada vez mais fácil.
“Hoje, processamos cerca de 140 mil declarações por hora. E o tempo total de processamento das declarações entregues dentro do prazo é de apenas dois dias após o encerramento da entrega”, explica Ariadne Fonseca, superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro.
“Um outro destaque importante é a infraestrutura segura, baseada em serviços na web que visam gravar e recuperar as declarações preenchidas pelo contribuinte”, complementa.
Após três décadas de desenvolvimento de novas funcionalidades, o PGD possui Java embutido, o que permite que suas atualizações sejam realizadas automaticamente, com a nova versão sempre disponível para o contribuinte.
No início, a entrega era feita por meio magnético. A tecnologia da época utilizava um disquete que continha o programa gerador, entregue diretamente aos contribuintes.
Após os dados terem sido preenchidos no computador, o dispositivo de memória tinha que ser entregue fisicamente em postos de atendimento, pontos que funcionavam como verdadeiros “drives-thru” da Receita Federal.
Em 1997, a declaração já passou a ser transmitida pela internet, o que virtualizou o procedimento da entrega do IRPF. Já em 2013, surgiu a versão mobile, com a geração e o envio podendo ser realizados por tablets e smartphones. No ano seguinte, é apresentada a declaração pré-preenchida, na época disponível apenas para os contribuintes que possuíam certificado digital.
Um outro marco importante acontece em 2018, com o lançamento da solução Meu Imposto de Renda, que permite a auto regulamentação de pendências pelo contribuinte. Confira a história do Programa Gerador do Imposto de Renda na entrevista com Ariadne Fonseca.
O Programa Gerador da Declaração Dirf 2021 está disponível no Portal Gov.Br.
Fonte: Serpro
Sefaz-MS digital: contribuintes podem usufruir de mais de 20 serviços tributários via web
Contribuintes agora têm sistema de busca de decisões do CARF
É possível obter a declaração pré-preenchida para o IRPF de 2021 utilizando a conta do Portal gov.br