Os dados foram originados do fornecedor do MacBook
A Apple foi alvo de um ataque de ransomware de US $ 50 milhões após o roubo de um tesouro de esquemas de engenharia e fabricação de produtos atuais e futuros da Quanta, uma empresa com sede em Taiwan que fabrica MacBooks e outros produtos para a Apple.
O vazamento, relatado pela primeira vez pelo The Record , foi realizado por REvil, um grupo de hackers russo que também é conhecido pelo nome de Sodinokibi.
O grupo já havia começado a postar as imagens roubadas em 20 de abril, programado especificamente para coincidir com o último evento “Spring Loaded” da Apple, depois que a Quanta se recusou a pagar o resgate de US $ 50 milhões pelos dados.
O grupo agora espera que a própria Apple pague até 1º de maio, prometendo continuar a postar novas imagens do vazamento diariamente até que o faça.
A Quanta confirmou que seus servidores foram violados em um comunicado à Bloomberg , comentando:
“A equipe de segurança da informação da Quanta Computer trabalhou com especialistas de TI externos em resposta a ataques cibernéticos em um pequeno número de servidores Quanta.” Quanta também afirma que “não há impacto material na operação de negócios da empresa” como resultado do hack.
OS DOCUMENTOS PARECEM SER PRECISOS
O REvil tem um histórico de ataques de ransomware semelhantes, aponta Bleeping Computer , com o grupo também realizando hacks semelhantes na Acer e em outras empresas nos últimos meses.
Mas o ataque do Quanta – em virtude de sua conexão com a Apple e o potencial de revelar hardware Apple não anunciado – marca o alvo de maior perfil do grupo até o momento.
A empresa ainda não esclareceu a extensão do vazamento, mas as imagens vazadas pela REvil até agora incluem esquemas para o redesenho do iMac recém-revelado da Apple – que, antes de ontem, não tinha sido visto por ninguém fora da esfera de influência da Apple, dando crédito ao fato de que os documentos são realmente precisos.
Os esquemas também incluem avisos em quase todas as páginas: “Isto é propriedade da Apple e deve ser devolvido” e especificam que os documentos não devem ser reproduzidos, copiados ou publicados.
Também contidos nos arquivos revelados estão diagramas de fabricação para a atualização 2020 M1 do MacBook Air já lançada da Apple e um laptop ainda não lançado que apresenta portas adicionais de acordo com os rumores existentes para a atualização de laptop da Apple que está por vir.
Esses documentos foram roubados e estão sendo divulgados para extorquir a Apple e a Quanta. Devido à natureza de sua origem, acreditamos que seria antiético relatar extensivamente sobre seu conteúdo.
Segundo o The Verde, eles entraram em contato com a Apple para comentar e atualizaremos este post com qualquer nova informação.
Fonte: The Verge