Segundo estudo da IDC Brasil, as soluções que movimentaram o mercado, destaque para as voltadas para a inteligência do negócio e para ERP, que cresceu 25%
A pandemia de covid-19 evidenciou a necessidade das organizações de investirem no relacionamento e atendimento ao cliente por meios digitais e abriu o caminho para uma corrida pela modernização como condição para o crescimento dos negócios, diz IDC Brasil
O resultado desse movimento foi positivo para os provedores de software que, em 2020, assistiram o mercado alcançar a receita de US$8,15 bilhões, o que significa um crescimento de 30% em relação a 2019, considerando a moeda local e a alta do dólar.
Os dados são do IDC Brazil Semiannual Software Tracker 2020 e incluem, entre outras, as vendas de software para infraestrutura de TI, gerenciamento de dados, endpoint, rede, CRM, ERM, SCM, ferramentas colaborativas e de inteligência artificial (IA).
“Entre essas soluções, algumas se destacaram como alavancas de crescimento, como soluções de segurança da informação, além de IA, BI, Big Data & Analytics, enfim, soluções voltadas para a inteligência do negócio e tomadas de decisão mais rápidas”, diz Fabio Martinelli, analista de pesquisa e consultoria de Software e Cloud da IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Segundo ele, plataformas de colaboração também foram alvo de investimentos, e o próprio ERP, que apesar de já ser uma plataforma consolidada, cresceu acima de 25% em 2020. “O foco das organizações esteve voltado para ferramentas que geram maior eficiência operacional e equilibram o físico com o digital”, explica o analista.
Para a IDC Brasil, o mercado de software acompanhou o que se viu em outros setores, ou seja, para enfrentar a crise trazida pela pandemia, as empresas tiveram que acelerar a inovação, buscar soluções por meio da tecnologia e ter resiliência para enfrentar até uma mudança cultural e dar continuidade aos negócios.
“No caso de software, foram adotadas tecnologias com potencial para dar agilidade e trazer diferencial competitivo, e mesmo soluções que antes era mais vistas num contexto de automação e relacionamento com clientes passaram a ser prioritárias e a permear as linhas de negócios”, explica Martinelli.
Completando que a busca por mais engajamento com o cliente e o investimento em captar e reter talentos para lidar com as novas ferramentas vão continuar.
“Não há mais fronteiras. A mão de obra de TI já era muita disputada, agora está ainda mais, inclusive fora do país, e o ‘future enterprise’ passa por investimentos em software e cloud”.
Cloud, inclusive, segundo o analista da IDC Brasil, passou a ser tratado como um habilitador, como um acelerador para as iniciativas de modernização e digitalização. A receita do mercado de cloud pública em 2020 foi de US$3.02 bilhões, incluindo IaaS, PaaS e SaaS.
Para 2021
Segundo a IDC Brasil, em 2021 o crescimento do mercado de software no país não será tão acelerado com no ano passado, quando as organizações correram para resolver gargalos e atender a demanda, mas deve ser significativo e ficar no patamar dos dois dígitos.
“As empresas vão continuar buscando soluções, pois precisam dar agilidade e gerar mais valor à linha de negócio, com mais segurança, eficiência e maior engajamento tanto interno como em termos de relacionamento com o cliente. O foco da operação, a experiência de uso do cliente, o processo de logística, enfim todo o ecossistema do CRM continuará movimentando”, finaliza Martinelli.
Sobre a IDC
A International Data Corporation (IDC) é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.
Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países.
A análise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais. Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos do mundo.
Previsões da IDC Brasil para 2021 apontam que mercado de TIC crescerá 7%
Setor de serviços é o que mais utiliza tecnologia em nuvem, diz Claranet Brasil
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
- Setor aéreo brasileiro se reúne para reforçar a estratégia de segurança contra ciberataques
- Kaspersky prevê ransomware “à prova da computação quântica” e avanços das ameaças cibernéticas financeiras em 2025
- Em entrevista exclusiva ANAC revela como reforça a segurança cibernética e a proteção de dados no setor aéreo brasileiro