Com soluções de automação, companhia conseguiu reduzir o tempo para cada operação de formalização de crédito de minutos para segundos, tornando os clientes mais competitivos no mercado
Desde o início da pandemia, com o distanciamento social, as instituições financeiras precisaram se adaptar e criar novas soluções para atender as demandas dos consumidores e se manterem competitivas no mercado. automação
Por outro lado, quase 35 milhões de brasileiros que até então não tinham contas bancárias passaram a ter em 2020, segundo a Caixa Econômica Federal. A crise financeira provocada pela pandemia, somada à redução da taxa básica de juros, também fez com que a busca por empréstimos aumentasse.
As concessões realizadas no Brasil de março de 2020 a março deste ano registraram um aumento de 14,5%, de acordo com o Banco Central.
“A combinação desses fatores tem levado os bancos a uma busca não só pelo aumento da eficiência operacional, como também uma preocupação muito grande com a experiência do cliente”, analisa Thiago de Assis, CEO da Stoque, empresa que desenvolve soluções de automação e digitalização de processos e documentos.
Com isso, os bancos têm buscado soluções para tornar seus processos mais ágeis e eficientes, além de reduzir custos operacionais.
É o caso do mercado de crédito, em especial o consignado, que é altamente competitivo, já que uma parcela considerável dos pedidos de empréstimo é realizada por empresas parceiras das instituições financeiras, que costumam solicitar a cotação em até cinco bancos diferentes.
Geralmente, o contrato é formalizado com o primeiro banco que aprova o crédito, por isso, cada vez mais o setor exige agilidade na definição e validação das informações e dos contratos.
A automação das esteiras de crédito consignado é uma das soluções da Stoque, que possui em sua carteira mais de 230 clientes, entre eles os maiores bancos do país, empresas de serviços, educação e siderurgia. Assis explica que o processo de formalização desses contratos sempre foi muito manual e presencial dentro das agências.
No entanto, com a pandemia e a aceleração da transformação digital das companhias, hoje, alguns de seus clientes já possuem o processo de crédito com originação 100% digital e o fluxo de aprovação e formalização automatizado.
“Isso significa um ganho gigantesco para todos os envolvidos. O banco ganha em agilidade e se torna cada vez mais competitivo, pois quanto mais rápido ele tem a resposta da análise, mais rápido consegue aprovar o crédito. O cliente tem maior visibilidade sobre o processo, além da redução do tempo de resposta, e os parceiros aumentam suas taxas de conversão e reduzem seu ciclo de vendas”.
Com automação e aplicação de inteligência artificial, a Stoque conseguiu reduzir o tempo para cada operação de formalização de crédito de minutos para segundos.
“Com a nossa plataforma de automação conseguimos integrar um conjunto de players que fazem parte dessa cadeia, como a originação, análise de risco, análise de fraude e liberação de recursos do crédito. A aplicação de tecnologias derivadas da inteligência artificial tem nos permitido alcançar uma velocidade exponencial”, explica Assis.
Segurança e reconhecimento facial
Atualmente, abrir uma conta bancária, fazer transferências e solicitar empréstimos são atividades facilmente realizadas por meio de um aplicativo de celular e sem precisar sair de casa.
Diante das facilidades e tantos dados disponíveis, há uma crescente preocupação com a segurança das informações e possíveis fraudes. “A questão é como ser seguro num cenário onde uma parcela maior das demandas se dá por canais digitais“, diz Assis.
Por isso, a Stoque também investe em tecnologia de reconhecimento facial com o uso de inteligência artificial. Assis explica que na solicitação de crédito consignado, assim como ocorre na abertura de contas digitais ou de cartão de crédito, o consumidor precisa enviar uma foto do documento de identidade e uma selfie para comprovar que é a mesma pessoa.
“Essa análise das fotos, antes feita 100% através do olho humano, agora é validada por meio de um drive de acuracidade, que usa inteligência artificial para identificar se a selfie corresponde a foto do documento e se a pessoa não está em situação vulnerável, como em uma cama de hospital, por exemplo”.
Apenas em alguns casos, em que a acuracidade não atinge o percentual determinado, é preciso a validação humana das imagens. Por isso, além do desenvolvimento da solução, a Stoque também conta com profissionais alocados para a validação desses processos, que têm um papel importante na retroalimentação da plataforma.
Com isso, a empresa trabalha oferecendo aos clientes a automação como serviço (Automation as a Service – AaaS), ou também chamado de novo BPO (Business Process Outsourcing).
“A Stoque vem incorporando novas tecnologias a processos historicamente executados por BPOs mais tradicionais e de forma intensivamente manual, para entregar aos seus clientes mais eficiência em seus processos, acuracidade e, principalmente, a capacidade de competir em um ambiente onde o cliente final passa a exigir, cada vez mais, uma experiência mais ágil e mais digital”.
Sobre a Stoque
A Stoque é uma empresa de soluções tecnológicas focada na automação inteligente e digitalização de processos e documentos. Com o propósito de simplificar, usa a tecnologia como meio para apoiar seus clientes na jornada de transformação digital, para que sejam mais eficientes e competitivos.
Desenvolve projetos customizados com o uso de inteligência artificial e cruzamento de dados e possui na carteira grandes clientes do setor financeiro e de serviços. A empresa criou uma plataforma de gestão documental e automação de fluxo de trabalho que atende, inclusive, a esfera de educação.
A Stoque também atua no ramo de processamento e impressão de documentos de missão crítica. Fundada em 2003 em Minas Gerais, possui escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e Belém, além de outras 20 bases técnicas no país. Em 2019, foi investida pelo fundo de investimentos Kinase por R$ 70 milhões.
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