Empresa brasileira de exportação de açúcar e etanol investiu em tecnologia para crescer e confiou na nuvem e nos serviços de tecnologia da IBM Cloud para ajudar a reduzir custos e ganhar agilidade, segurança e escalabilidade
A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, escolheu IBM Cloud para ajudar a aumentar sua produtividade e eficiência, modernizar processos e acelerar a expansão de seus negócios.
Responsável por comercializar 3,7 milhões de toneladas de açúcar e 5 bilhões de litros de etanol na safra 2019-20, a empresa concluiu recentemente um importante passo em sua jornada de transformação digital com a migração de sua infraestrutura principal de TI para IBM Cloud com suporte de IBM Global Technology Services.
O Brasil é hoje responsável por cerca de 23% da produção de açúcar do mundo e referência mundial na produção de etanol de cana-de-açúcar, o biocombustível com menor pegada de carbono.
O país ocupa o segundo lugar em produção de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Líder global nas duas áreas, a Copersucar tem um modelo de negócio único, conectando as usinas e os clientes, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, integrando todos os elos da cadeia de valor.
Para alcançar sua transformação digital e seus objetivos de negócio, a Copersucar contratou a IBM – sua parceira de tecnologia por mais de uma década – para realizar a migração de seu ambiente de uma arquitetura on-premises para IBM Cloud.
Essa atualização de tecnologia abrangente conseguiu endereçar as principais necessidades do cliente: ganhar mais flexibilidade, segurança e escalabilidade de infraestrutura e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais de TI.
“A decisão de migração da nossa infraestrutura para nuvem foi pautada pela busca de agilidade, escalabilidade e custos adequados. IBM Cloud tem se mostrado a escolha certa neste sentido, na medida que pudemos experimentar mais agilidade na entrega de nossos serviços, sem perder a qualidade e a segurança que tínhamos no modelo anterior, on premises.”
“Seguramente esse será um vetor para acelerar ainda mais a entrega de serviços e de novas soluções aos clientes internos, externos e ao nosso ecossistema, composto pelas nossas 34 usinas sócias”, afirma Dalbi Arruda, CIO da Copersucar.
A IBM hoje gerencia todo o ambiente híbrido de TI da Copersucar – incluindo cargas de trabalho SAP, faturamento e sistemas de logística. Os serviços prestados impactam diretamente em toda a sua cadeia produtiva, desde a cana-de-açúcar no campo até a distribuição logística final dos produtos, como os navios de exportação.
“Empresas como a Copersucar estão buscando as capacidades da nuvem híbrida para inovar mais rapidamente. Além da eficiência e da escalabilidade, em IBM Cloud contamos com tecnologia de ponta em segurança, que permite à Copersucar rodar cargas de trabalho críticas ao mesmo tempo em que protege a integridade dos seus dados e operações”, explica Luis Marcelo Teixeira, Diretor de Serviços de Infraestrutura da IBM Brasil.
“Ao remover as barreiras comuns à adoção da nuvem, a IBM pode ajudar as empresas a aproveitar os seus benefícios”.
Além do ambiente em nuvem, a IBM também gerencia o Service Desk de TI da Copersucar, movido pela inteligência artificial (IA) da solução IBM Workplace Services with Watson, que resolve de forma autônoma chamados de TI – como redefinições de senha de sistemas e acesso às pastas de rede – dos mais de 500 funcionários da empresa em todo o Brasil, ajudando em seu processo holístico de transformação digital de dentro para fora.
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