Com apoio da Brasoftware para execução, o projeto, que durou três meses para ser concluído foi dividido em duas principais fases
Com o objetivo de maximizar a produtividade e a colaboração entre as suas áreas, o Tribunal de Contas de Rondônia com apoio da Brasoftware, implantou o Office 365 da Microsoft.
Ao todo 670 colaboradores da instituição estão usufruindo da iniciativa, que gerou, entre outros benefícios, mobilidade, maior produtividade, ampliação de segurança e uma consequente, redução de custos das atividades realizadas pela instituição.
A ideia de investir em uma plataforma de produtividade e colaboração surgiu com a pandemia e de acordo com os técnicos envolvidos no processo o home-office forçado, trouxe a necessidade em investir em tecnologia colaborativa.
Nesse sentido, foi realizado teste de seis meses e estudo comparativo entre as soluções disponíveis no mercado, e chegou-se à conclusão de que o Office 365 era a solução mais aderente às necessidades do TCE-RO.
Com apoio da Brasoftware para execução, o projeto, que durou três meses para ser concluído foi dividido em duas principais fases: a primeira contemplou a análise do ambiente e a migração das contas de usuários que usavam a plataforma Zimbra.
Já a segunda, incluiu uma série de workshops que foram essenciais para o entendimento e a adoção da solução. Com isso, os usuários internos do Tribunal e a equipe de T.I do órgão puderam entender melhor sobre o funcionamento de ferramentas como o One drive, Exchange, a plataforma Teams e outros recursos oferecidos pelo Microsoft 365.
“A chegada da pandemia acelerou o processo de transformação digital em diversas organizações. No caso desse cliente, já existia uma necessidade de olhar para soluções de colaboração para atender as necessidades de produtividade e segurança, de forma integrada.”
“Empresas como a Microsoft disponibilizaram gratuitamente, por seis meses, o uso de suas plataformas, e isso foi essencial para que órgãos públicos pudessem entender como a inovação da nuvem é aderente a seus maiores desafios”, contextualiza Felipe Ribeiro, gerente de Serviços e Projetos da Brasoftware.
O Tribunal de contas de Rondônia é um cliente de longa data e, por meio de um processo licitatório a Brasoftware os ajudou a acelerar o projeto.
“Sempre buscamos agregar valor para nossos clientes. No segmento público é ainda mais importante porque geramos consequentemente, impacto na sociedade e avançamos com a transformação digital e maior produtividade do segmento”, destaca Alexandre Vilanova, executivo comercial da Brasoftware.
De acordo com o Tribunal de Contas de Rondônia, os investimentos em tecnologia não devem parar por aí. “Depois dessa experiência em cloud, nosso objetivo é criar nos próximos meses uma infraestrutura as a service, objetivando o aumento de produtividade e segurança”, concluiu o Coordenador de Infraestrutura do órgão.
Sobre a Brasoftware
Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos principais provedores de tecnologia e serviços do mercado brasileiro, tendo em seu portfólio soluções de parceiros como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Broadcom, Arcserve, Corel, ForcePoint, Kaspersky, McAfee, PaloAlto, Snow, Veeam, Veritas, VMware entre outras.
A empresa conta com uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com foco em serviços gerenciados e projetos de Inovação, abordando tecnologias como análise preditiva, AI, IoT, cognitive Services, blockchain, RPA entre outros.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano.
É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo uma importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, e o Parceiro do Ano em 2019. Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, UHG, UOL, SENAC, TJ – SP são alguns dos clientes da empresa.