Em parceria com o ITI, INMETRO inicia a certificação digital de objetos
Cerimônia da entrega das chaves públicas será nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021 com o objetivo é combater fraudes em equipamentos metrológicos.
Bombas de combustível será o primeiro instrumento
O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, receberá das mãos do presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Carlos Roberto Fortner, nesta quinta-feira 10 de junho, às 15h, o certificado de Autoridade Certificadora (AC) de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Vai permitir ao Inmetro credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que emitirão o certificado OM-BR, algo inédito no Brasil.
Isso significa que, a partir de agora, será possível emitir a certificação digital para objetos metrológicos, como bombas de combustível, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás, entre outros.
Os certificados para objetos metrológicos serão emitidos por Autoridades Certificadoras habilitadas pela AC INMETRO.
Neste momento, o Inmetro está em fase de implantação da certificação digital do primeiro objeto metrológico: as bombas medidoras de combustíveis em todo o País.
A assinatura digital é feita no pulser, um componente da bomba que integra o transdutor – dispositivo responsável pela conversão da energia gerada pelo abastecimento na informação digital que o consumidor vê na bomba – com a quantidade de volume entregue.
Com a certificação, o consumidor também poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente, por aplicativo em seu celular.
Deferido o pedido de credenciamento à ICP-Brasil da AC INMETRO
INMETRO define regras para certificados OM-BR aplicados aos Objetos Metrológicos
Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO