Estudo recente, divulgado pela Fiserv, diz que pix é destaque entre os métodos de pagamento favoritos no Brasil
Um estudo recente com consumidores brasileiros divulgado hoje pela Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, mostra uma mudança em curso para pagamentos digitais e a importância crescente do banco digital, destacando ainda como a Covid-19 impactou nesse cenário.
“A pesquisa fornece informações novas e valiosas sobre o ecossistema financeiro brasileiro”, comenta Rogério Signorini, diretor de produtos e-commerce da Fiserv América Latina.
“No ano passado, vimos uma transição do pagamento em dinheiro e notas para pagamentos eletrônicos, uma tendência acelerada por uma série de fatores, incluindo o fornecimento eletrônico do auxílio emergencial para a pandemia e o surgimento de iniciativas como o PIX”, completa.
A pesquisa “Experiência Brasileira com Serviços Financeiros” pode ser acessada, na íntegra, no Resource Center da Fiserv.
Os métodos de pagamento digital são os favoritos
De acordo com a pesquisa, os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento preferidos dos brasileiros, aparecendo em 28% das respostas. O PIX é o segundo colocado, com destaque para 22% da população.
Carteiras digitais (11%), pagamento por código de barras (9%) e dinheiro (8%) completam os cinco pagamentos mais utilizados. Apesar de os pagamentos por QR Code terem se popularizado durante a pandemia, o meio é apontado como preferido por apenas 2% dos brasileiros.
Quando se trata de segurança, os participantes da pesquisa selecionaram dinheiro (57%), cartão com chip (56%), código de barras (57%) e carteira digital (51%) como os métodos de pagamento mais seguros.
A pesquisa também mostra que as pessoas preferem usar o cartão para pagar contas pela comodidade. O risco de contágio do coronavírus no manuseio de cédulas e moedas é outro fator destacado na escolha de pagamento.
“A praticidade e a rapidez com que as transações digitais são concluídas atraem os brasileiros”, comenta Signorini.
“Nós esperamos a conversão contínua de pagamentos físicos em digitais nos próximos anos”, completa.
Conexões por mobile são destaques
Para consumidores adultos de todas as idades, o celular se tornou mais importante do que a carteira.
Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados disseram que seria pior perder e nunca encontrar o celular do que a carteira, variando de 63% entre pessoas de 25 a 34 anos a 51% entre pessoas de 55 anos ou mais.
A importância do celular também refletiu nos motivos para escolher onde manter a conta bancária principal. O principal critério, apontado por 28% dos entrevistados, é a possibilidade de administrar a conta por meio de mobile banking ou internet banking.
Inclusive, 70% dos clientes disseram que mudariam de instituição se não pudessem contar com uma boa interação via celular ou computador.
Não ter tarifas bancárias ou ter tarifas baixas é o segundo critério mais considerado para a escolha da conta principal, citado em 18% dos casos.
Recomendações de familiares ou amigos (10%), relacionamento anterior com a instituição (9%) e reputação da empresa (8%) são mais importantes do que a localização da agência (7%), atendimento ao cliente (3%) e a experiência da equipe (2%).
Em um mundo que se move mais rápido do que nunca, a Fiserv ajuda os clientes a fornecer soluções em sintonia com a maneira como as pessoas vivem e trabalham hoje – financial services at the speed of life.
No Brasil, a Fiserv atua em áreas como aquisição, emissão de cartões e soluções de pagamento com Bin e Software Express, alavancando tecnologia de ponta que impulsiona a inovação e a competitividade. Para saber mais sobre da oferta no Brasil, visite fiserv.com/pt-br.
Nota metodológica
O estudo “Experiência Brasileira com Serviços Financeiros” foi conduzido entre 7 e 11 de maio de 2021 com 1.000 respondentes e conduzido pela Toluna Corporate.
Deste total, 52% são mulheres; 51% concentram-se no Sudeste; 22% no Nordeste; 15% no Sul; 7% no Norte; e 6% no Centro-Oeste. A amostra contou com 20% de jovens de 18 anos a 24 anos; 29% de 25 anos a 34 anos; 28% de 35 anos a 44 anos; 14% de 45 anos a 54 anos; e 9% de 55 anos ou mais. Na divisão por classe social, 7% estão na classe A; 28% na B; 53% na C; e, 2% na D ou E.
Sobre a Fiserv
A Fiserv, Inc. (NASDAQ: FISV) aspira a movimentar dinheiro e informações de uma forma que mova o mundo.
Como líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, a empresa ajuda os clientes a obterem os melhores resultados da categoria por meio de um compromisso com a inovação e a excelência em áreas como processamento de contas e soluções bancárias digitais; emissão e processamento de cartões e serviços de rede; recursos de pagamento e comércio eletrônico; adquirência e processamento de adquirência; e a solução de ponto de venda baseada em nuvem Clover®.
Fiserv é membro do Índice S&P 500® e da FORTUNE® 500, e está entre as Empresas Mais Admiradas do Mundo da FORTUNE®.
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