Além de ser uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes, uma vez que o banco digital cria tração
De acordo com o relatório “2021 Global Fintech Rankings”, da Findexable/Mambu, o Brasil se tornou um dos grandes ecossistemas de fintechs e, atualmente, ocupa a primeira posição na América Latina.
Com a expertise da Mobile2you no desenvolvimento de mais de 50 bancos digitais nos últimos três anos, Letícia Moschioni, diretora de produto da empresa, destaca as quatro principais vantagens para as empresas que investem na construção do próprio banco digital ao invés de usar bancos tradicionais para as suas operações em um cenário no qual novas tecnologias financeiras, como Open Banking e Pix, devem tornar a indústria de pagamentos ainda mais competitiva e inovadora.
“A tendência é que a maioria das grandes empresas passem a contar com um braço fintech em suas organizações, como parte da estratégia de oferta de serviços financeiros para seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Olhando para o futuro próximo, é uma realidade que qualquer empresa, de pequena à de grande porte, poderão se tornar fintechs”, destaca Letícia.
A especialista explica que o investimento que uma empresa faz ao abrir o próprio banco digital retorna rapidamente, em parte, pela rentabilidade derivada de movimentações financeiras regulares e da oferta de serviços financeiros agregados.
“A estratégia de investimento na criação do banco digital próprio pode ser mais vantajosa do que utilizar os bancos tradicionais para realizar as operações financeiras da empresa, seja para pagar ou antecipar salários de colaboradores, oferecer um cartão de crédito, crédito consignado, ou gerar receitas diárias com as operações financeiras.”
Principais vantagens para empresas que têm o próprio banco digital
Além de ser uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes, uma vez que o banco digital cria tração, se torna também uma fonte recorrente de receita.
É uma oportunidade de oferecer um produto diferenciado, ao passo que a empresa acompanha as movimentações, lucra com as tarifas de operações financeiras e com o volume de transações.
Durante esse processo, além do fortalecimento da marca, ao criar a unidade de negócio de fintech em sua organização, essa unidade terá um valuation com um múltiplo diferente da operação original.
A oportunidade de conhecer o perfil dos usuários e identificar seus hábitos de consumo para oferecer o ecossistema com maior aderência, figura entre as principais vantagens em ter o próprio banco digital.
Uma vez que as movimentações financeiras estão concentradas na plataforma da empresa, com a base de dados captados é possível reconhecer padrões e, a partir disso, oferecer produtos e serviços personalizados para cada consumidor.
“Construir um big data consistente, que prevê as necessidades de cada usuário, possibilita oferecer recursos que estimulam a movimentação, gerando receita continuamente”, explica.
Desenvolver um aplicativo com design e funcionalidades aderentes a um tipo de negócio específico é outro grande diferencial para a experiência do seu nicho de atuação. Desta forma, há flexibilidade para criar contas personalizadas com funcionalidades únicas, que atendam não apenas as necessidades da empresa, mas também dos clientes.
“Ao invés de adaptar o negócio ao banco tradicional, a empresa pode construir do zero um sistema bancário capaz de otimizar o processo financeiro e criar uma gestão automatizada com todas as soluções em um único lugar”.
Entre as vantagens financeiras, está a possibilidade de reduzir custos operacionais. Para empresas que fazem pagamento de salários para muitos colaboradores, por exemplo, a atividade passa a ser mais barata e rápida quando efetuadas no banco digital próprio.
As transações podem ser feitas em lote para todas as contas da base de uma só vez. Sem contar com a economia das taxas que seriam pagas, caso as transferências fossem feitas a bancos diferentes.
E a partir do momento que os colaboradores estão inseridos no banco digital, é possível oferecer, por exemplo, um crédito consignado, atrelado ao salário, com baixo risco, se tornando uma excelente opção de funcionalidade para geração de linha de receita.
Para os especialistas da Mobile2you, a expectativa é que até 2022 as demandas por bancos digitais nichados continuem com o crescimento exponencial, seguindo o movimento de fintechzação das empresas.
Caio Bretones, fundador e CEO da mobile-house, prevê um faturamento 50% maior ao registrado no ano passado, quando houve um impulso no setor gerado pelo novo produto da Mobile2you, a FaaP – Fintech as a Platform, que permite às empresas obterem seus bancos digitais de maneira desburocratizada e rápida por meio de licenciamento da plataforma.
Sobre a Mobile2you Tecnologia
Fundada em 2011, a Mobile2you é uma mobile-house que desenvolve aplicativos financeiros sob-medida (tailor-made), tendo como propósito a entrega de inteligência dos algoritmos vinculada à experiência da jornada do usuário. O resultado é traduzido em produtos digitais que geram tração às regras de negócios das empresas.
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