O Banco Central informou nesta quarta-feira (14) o adiamento do início da segunda fase do Open Banking, que estava prevista para começar na quinta-feira (15/07)
Por meio de uma nota o Banco Central informou o adiamento da segunda fase do Open Banking, que estava com previsão de início para quinta-feira (15/07). A nova data para a segunda fase é 13 de agosto.
De acordo com a nota a alteração da data foi um pedido formal da estrutura de governança do Open Banking.
“Atendendo pedido formal da estrutura de governança do Open Banking, dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs, o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento. Com isso, está sendo alterado esse início de 15 de julho para 13 de agosto de 2021.”
Segundo definição do BC o open banking é uma medida que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, garantindo uma jornada digital ágil, segura e efetiva ao consumidor.
A segunda fase do open banking, consiste no compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, com seu consentimento.
Recentemente entrevistamos Marcelo Fernandes – gerente de Desenvolvimento de Negócios em Telecom, Seguros e Otimização da FICO América Latina – e ele reforçou e explicou como funciona o compartilhamento dos dados durante essa segunda fase.
“É preciso reforçar que o compartilhamento ocorre apenas se a pessoa autorizar, sempre para finalidades determinadas e por um prazo específico. E será possível para o cliente cancelar essa autorização a qualquer momento em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento.“
Com informações: Banco Central
Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking
O que é o open banking e como ele funciona
Open Banking: Como essa tecnologia se relaciona com o Certificado Digital