Especialista fala da importância de as companhias estarem preparadas para continuar a operação e como evitar as falhas
Falhas tecnológicas ou indisponibilidade de sistema são normais e até certo ponto monitoráveis. Para evitar possíveis apagões em banco de dados, por exemplo, é fundamental identificar quais os principais processos de negócios ou linhas de produtos e serviços, quais os riscos, os impactos e planejar as estratégias de continuidade.
Isso auxilia a médio e longo prazo a proteger os investimentos de acionistas, investidores, garantir empregos e minimizar impactos a clientes ou a sociedade.
“Ter um Plano de Continuidade de Negócios é essencial para descrever como uma empresa responde a situações de crises ou desastres, a fim de assegurar que as funções críticas do negócio voltem a um nível de operação satisfatório, dentro de um prazo razoável, minimizando os impactos e perdas”, explica Jeferson D’Addario, especialista em continuidade de negócios e CEO do Grupo DARYUS.
Para D’Addario, toda empresa precisa verificar como está a Governança de Riscos da organização.
“Para que exista um conceito de Risk ou Security by Design, é necessário ter especialistas em Riscos e Segurança da Informação para avaliar e ver o que precisa ser feito para existir a resiliência no negócio”, explica.
“Outro ponto importante é criar uma matriz de cenários de crise e preparar os Planos de Gestão de Crises para que cada área com seus planos de comunicação específico entre em ação no momento adequado”, complementa.
D´Addario possui mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria e soma mais de 40 projetos no Brasil e América Latina em Continuidade de Negócios, Resiliência Empresarial e Segurança da Informação.
Sobre o Grupo DARYUS
Desde 2005 com o propósito de iluminar mentes, proteger pessoas e negócios, por meio de educação e serviços em gestão de riscos, o Grupo DARYUS tornou-se referência em consultoria, educação e eventos nos temas: Gestão de Riscos, Segurança de Informação, Cibersegurança, Proteção de Dados (LGPD) e Governança de Tecnologia da Informação (TI).
O Grupo é composto por 4 unidades de negócios: 1) A DARYUS Consultoria – especializada em Gestão de Riscos e Cibersegurança, 2) O IDESP – Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista – que é líder na formação em GRC, com mais de 30 mil profissionais formados desde 2006, e pioneira na criação dos cursos de pós-graduação em segurança da informação, forense computacional, cibersegurança e continuidade de negócios, 3) A DARYUS Eventos, que tem foco em criar e gerenciar eventos que desenvolvam a comunidade de cibersegurança e gestão de riscos no Brasil, e 4) A DARYUS StartLab, aceleradora de startups focada em Riscos, TI e Cibersegurança.
Grupo DARYUS abre vagas para profissionais de tecnologia e gestão empresarial
Segundo executivo da Daryus, vazamentos de informação não são novidade e muito menos raros