No ID Cast você encontrará entrevistas e as últimas notícias sobre certificação digital, proteção de dados e segurança da informação
O sexto episódio do ID Cast foi ao ar na última quinta-feira, 05, e contou com a participação do Paulo Milliet Roque que é Vice-presidente da AARB e empresário do setor de tecnologia, além de comandar, em conjunto com seus sócios Andrea Caran e Jefferson de Souza, a AR Digiforte.
Nossa diretora de conteúdo Regina Tupinambá e nossa diretora de operações Susana Taboas conversaram com o Paulo Roque sobre Certificado Digital para uma sociedade menos burocrática e comentaram sobre a atuação da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), que é o principal elo de seus associados com o poder público e a sociedade.
Além de atuar em defesa dos interesses das Autoridades de Registro ICP-Brasil e dissemina a importância e a necessidade de uma sociedade mais conectada onde o uso da certificação digital desempenha um papel fundamental na desburocratização da economia, no combate aos crimes digitais, na privacidade dos dados e dando segurança jurídica aos atos praticados no meio eletrônico.
Leia alguns destaques da entrevista sobre o Certificado Digital para uma sociedade menos burocrática, mas não deixe de ouvir ao podcast!
Crypto ID: O que é AR eletrônica? E quais seriam os “prós e contras” para o ecossistema da ICP-Brasil?
Paulo Roque: A AR Eletrônica vai ser uma forma de você emitir automatizado, sem interferência humana, um certificado digital. Desde que você cumpra os requisitos, que você tem o seu cadastro no Tribunal Eleitoral para que possa se pegar as duas informações biométricas para se fazer um batimento biométrico, então a AR eletrônica ela vem para facilitar ainda mais para o usuário emitir.
O usuário pode emitir durante 24 horas por dia. Ele entra no site, escolhe e seleciona os documentos, faz o cara crachá digital e se passar o certificado digital dele é emitido. Depois disso ele recebe um link e vai colocar se ele tiver o cartãozinho, ele coloca na máquina de leitura do cartão, agora se ele quiser fazer em nuvem ele baixa o certificado no computador dele sem interferência humana.
Isso é uma vantagem para o usuário, que eu vejo de risco apenas é o risco de concentrar mais ainda no data center…. mas vamos ver o que acontece.
Crypto ID: E, em sua percepção como a iniciativa privada vai corresponder a expectativa da população brasileira, que está experimentando, no portal Gov.br, a simplicidade em resolver tudo, ou quase tudo, via meios eletrônicos?
Paulo Roque: Acho que o Gov BR é uma iniciativa fantástica! É uma mudança completa de paradigma, ele já está impulsionando a relação do cidadão com o Estado. É direito do Cidadão se relacionar digitalmente com o Estado.
A Medida Provisória No 2.200-2, antes ela teve duas versões, teve a original e mais duas versões, a segunda que foi que ficou valendo como lei. Mas na primeira, por exemplo, falava que era um direito do cidadão se relacionar digitalmente com o Estado, então eu acho que o Gov.BR concretiza isso…
Uma coisa que a gente como iniciativa privada gostaria seria poder, inclusive, utilizar o Gov.br para fazer acesso aos nossos aplicativos e não apenas ao Portal de Governos. O Gov.br não está aberto ainda para isso, ele está aberto para integrar órgãos de governo, mas gostaria de usar aquilo como uma forma de fazer uma identificação, como existe no Facebook e no Google, a gente poder usar o Gov.BR, que provavelmente vai ser um pouco mais seguro do que utilizar uma mídia social para confirmar que a pessoa realmente é a pessoa.
ID Cast: O quinto episódio já está no ar!
Novidade no ID Cast! O quarto episódio já esta no ar!
Novidade no ID Cast! O segundo episódio já esta no ar!