A saúde digital consiste em uma nova forma de atuação da medicina, aplicando abordagens e ferramentas digitais em seus processos
Desde o início da pandemia da Covid-19, o uso da tecnologia em clínicas, hospitais e centros de diagnóstico passou a ganhar mais protagonismo, fazendo com que seus benefícios se tornassem grandes aliados na rotina médica.
A telemedicina, por exemplo, se tornou uma alternativa mais segura para o atendimento médico. No entanto, a digitalização da medicina não se restringe ao atendimento online.
A saúde digital consiste em uma nova forma de atuação da medicina, aplicando abordagens e ferramentas digitais em seus processos.
As inovações já estão presentes em clínicas, consultórios e hospitais, no intuito de oferecer mais estratégia ao dia a dia dos gestores e, claro, aprimorar a jornada do paciente que, atualmente, preza cada vez mais por uma experiência digital e de qualidade.
Quando a prática da telemedicina foi liberada no Brasil (Lei nº 13.989/20), no início da pandemia, foi preciso agir rápido para garantir oacesso à saúde em meio à crise sanitária que rapidamente tomou conta do país.
A Doctoralia, referência em serviços de saúde em todo omundo, estava pronta para o desafio e, assim que a modalidade a distância foi liberada no país, a ferramenta foi disponibilizada na plataforma para sua base de especialistas e pacientes.
Carlos Eduardo Spezin Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru, explica que, ao oferecer comodidade, segurança e praticidade, a telemedicina foi um dos principais pontos positivos dentro da transformação digital do setor.
“A pandemia acelerou a digitalização de processos nãoapenas na saúde, mas em todos os setores. E a telemedicina veio para facilitar o atendimento, encurtando a distância entre o médico e opaciente, proporcionando mais segurança e autonomia nessa jornada de cuidados“, comenta.
Uma pesquisa divulgada pela Doctoralia e pelo TuoTempo em dezembro de 2020, o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, revelou que 86% dos brasileiros aprovam o uso da telemedicina.
A experiência do paciente tem sido tão positiva desde então, que 81% afirmaram que vão continuar utilizando a ferramenta pós-pandemia.
E pensando na praticidade dos especialistas e dos centros médicos onde atuam, a Doctoralia oferece ferramentas que digitalizam a jornada dos pacientes, possibilitando que agendem consultas totalmente online, além de avaliarem profissionais de saúde e até mesmotirarem dúvidas no fórum Pergunte ao Especialista.
No Doctoralia Lab, também é possível encontrar centros de diagnósticos próximos e marcar virtualmente diferentes exames.
“Mais do que extremamente benéficas para os pacientes que procuram por praticidade na sua rotina, essas funcionalidades podem ser muito úteis também para a clínica e especialistas. Além de serem um diferencial entre a concorrência, elas permitem a digitalização e oarmazenamento de dados que contribuem para uma melhor gestão da instituição”, completa o CEO.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo criou este ano a lei 21st Century Cures Act ou Cures Act (lei das curas), que determina que centros médicos e profissionais e instituições de saúde adotem a digitalização dos dados dos pacientes.
Dessa forma, torna-se possível criar um banco de dados unificado entre os estabelecimentos médicos e hospitais norte-americanos e facilitar o compartilhamento de informações entre a comunidade médica quando necessário, como em casos de acidentes ou emergências.
Essa prática pode ser realizada a partir do prontuário eletrônico que, no Brasil, é regulamentado desde 2002, mas atualmente vive um movimento crescente de implantação em clínicas e hospitais privados e públicos.
Trata-se de um documento único, que reúne uma série de informações sobre a situação da saúde do paciente e que valida a elaboraçãode um histórico dessa pessoa.
Portanto, a versão eletrônica nada mais é do que a migração desses dados para as plataformas digitais. Dessa forma, tudo o que a equipe médica precisa para fazer um atendimento de qualidade se torna alcançável através de um toque na tela do celular ou um clique no computador.
De acordo com os dados do Comitê Geral da Internet (CGI), 74% das instituições médicas nacionais já adotam algum tipo de registroeletrônico para seus pacientes.
“E integrado ao prontuário eletrônico, está a prescrição digital, outro serviço oferecido pela Doctoralia que visa facilitar a relação entre médico e paciente, além de promover maior adesão ao tratamento, uma vez que a prescrição é fácil de ser acessada e conectada à ampla rede de farmácias e drogarias credenciadas“, pontua Carlos Eduardo.
Em parceria com a Memed, referência em prescrição digital no Brasil, a Doctoralia oferece agilidade e praticidade, tomando menos tempodo médico. Além disso, a prescrição eletrônica apresenta uma economia considerável em materiais, como papel carbono, canetas, carimbos, entre outros.
“Sem dúvidas, o mundo está cada vez mais digital e isso amplia conexões entre pessoas e serviços. Por este motivo, a Doctoralia e suas frentes de negócio buscam conectar, validar e otimizar serviços digitais, fazendo-os funcionar de forma única, efetiva e transparente para os especialistas da área da saúde, assim como para os nossos usuários. Isso porque a digitalização da saúde veio para ficar e é precisose reinventar constantemente, no intuito de garantir o melhor serviço e experiência ao paciente“, finaliza o CEO da Doctoralia.
Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 12 países, o grupo é responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 4 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4,5 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade doMéxico e Curitiba.
Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo, um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e redes de clínicas.