A segurança de dados torna-se uma prioridade e as soluções em Identidade Digital são fundamentais para garantir essa salvaguarda
As empresas do setor da Saúde estão atravessando uma importante transformação, com a acelerada digitalização e automação de seus processos.
Nesse cenário, a segurança de dados torna-se uma prioridade e as soluções em Identidade Digital são fundamentais para garantir essa salvaguarda.
O primeiro passo para ser assertivo na implementação dessas soluções é conhecer cada alternativa e suas vantagens. Assim, é possível escolher aquela mais adequada às necessidades da empresa.
Por isso, continue a leitura e saiba como esses recursos têm modernizado o mercado da Saúde.
O que são as soluções em Identidade Digital?
As soluções em Identidade Digital são ferramentas voltadas para comprovar a identidade da empresa e validar a autenticidade das ações que ela realiza no meio digital, especialmente, da assinatura eletrônica de documentos.
As principais soluções em Identidade Digital são os Certificados Digitais. Eles têm validade jurídica amplamente reconhecida e utilizam de tecnologia criptográfica, para assegurar a veracidade e integridade das assinaturas.
Tipos de assinatura
As assinaturas eletrônicas, que foram estabelecidas na Lei 14.063 de 2020, podem ser classificadas entre três tipos:
1 – Simples;
2 – Avançada;
3 – Qualificada.
A assinatura simples é a menos rigorosa em termos de segurança. Já que a identidade do assinante é comprovada com base em dados pessoais, como nome completo, RG e CPF, sem exigência de um Certificado Digital para validar sua autenticidade.
A assinatura avançada oferece um grau mais elevado de segurança. O signatário deve utilizar um Certificado Digital para comprovar sua identidade e validar a autenticidade da assinatura. No entanto, esse certificado não precisa ser emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).
Por seu turno, a assinatura qualificada oferece o máximo de segurança, pois ela exige a utilização de um Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil. Por esse motivo, ela é empregada na execução de atos e emissão de documentos que envolvem o poder público. É o caso da transferência e registro de imóveis e da emissão de notas fiscais eletrônicas.
Tipos de Certificados Digitais
Existem diversos tipos de Certificados Digitais. Uma empresa do setor da Saúde deve avaliar com atenção as características e vantagens de cada um, para escolher a alternativa que melhor atende às suas necessidades.
O e-CPF é o Certificado Digital para pessoas físicas. Ele corresponde a uma versão eletrônica do CPF. O e-CNPJ, por sua vez, é o Certificado Digital para Pessoas Jurídicas. Ambos podem ser emitidos em diferentes formatos, com destaque para A1 e A3.
Certificado Digital A1
O Certificado Digital A1 corresponde a cerca de 46% dos Certificados ativos. Sua principal característica é o formato: um software instalado diretamente no computador, dispensando mídias físicas, como Token ou Smartcard.
Uma das principais vantagens do A1 é que pode ser acessado e utilizado simultaneamente em várias máquinas. Além disso, também pode ser acessado remotamente, permitindo que as ações que exigem Certificado Digital sejam realizadas de qualquer lugar.
Ele também é o mais indicado para empresas que precisam automatizar o processo de emissão de documentos, como notas fiscais eletrônicas, devido ao grande volume de transações.
Para completar, justamente por não utilizar mídia física, o Certificado Digital A1 apresenta menor risco de extravio por roubo, furto ou perda. O arquivo fica sempre instalado na máquina escolhida.
No entanto, o A1 tem prazo de validade de apenas 1 ano. Portanto, exige que o processo de renovação seja feito com maior frequência.
Certificado Digital A3
Por sua vez, o Certificado Digital A3 é o mais utilizado no Brasil. Cerca de 53% dos Certificados Digitais ativos no país são desse tipo. Ao contrário do A1, ele tem o formato de uma mídia física, seja Token ou Smartcard.
Uma das principais vantagens do A3 é a mobilidade. O Certificado pode ser levado para qualquer lugar, já que ele não está vinculado a uma máquina específica.
Outra vantagem relevante está ligada à segurança. O Certificado A3 não pode ser salvo nas máquinas ou copiado para outras mídias físicas. Desta maneira, apenas o portador do Token ou Smartcard pode utilizá-lo.
Em relação ao prazo de validade, o A3 varia entre 1 a 5 anos. Na maioria dos casos, o prazo é de 3 anos. Assim, o processo de renovação é menos frequente do que enfrentado com o A1.
O Bird ID é uma inovação no cenário dos Certificados Digitais. Seu formato não é nem de um software salvo diretamente na máquina, nem de uma mídia física. O Certificado fica armazenado em nuvem e é acessado via internet. Para garantir a segurança desse formato, existem protocolos especiais, como a autenticação em duas etapas.
Uma das principais vantagens do Bird ID é a facilidade de acesso e de utilização. Por exemplo, é possível realizar a assinatura eletrônica de vários documentos, sem precisar informar a senha para cada um deles.
Outra vantagem é a mobilidade. O Bird ID pode ser acessado de qualquer máquina com conexão à internet, inclusive através de dispositivos móveis.
Para completar, a segurança é reforçada. Além da autenticação em duas etapas, o Certificado Digital também oferece rastreabilidade. Em outras palavras, é possível monitorar quando, onde, por quem e para quais ações o Certificado foi utilizado.
Identidade Digital no mercado da Saúde: entenda a importância
Empresas do setor de Saúde, especialmente hospitais, precisam digitalizar seus processos para ganhar mais eficiência. Dessa maneira, é possível reduzir tempo e custo dos processos sem impactar negativamente a qualidade dos serviços oferecidos. É assim que essas empresas ganham competitividade.
No entanto, a digitalização precisa ser realizada com grande atenção à Proteção de Dados, uma vez que essas empresas lidam com informações de caráter sensível. As soluções de Identidade Digital trazem a segurança necessária para assegurar a integridade das transações e dos documentos.
A contratação dessas soluções requer um parceiro com experiência e confiabilidade. Para isso, conte com a Soluti, empresa líder no mercado de Certificação Digital e com amplo portfólio em soluções corporativas para a área da Saúde.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Interoperabilidade na Saúde: tudo o que você precisa saber