Entre 198 países o Brasil foi reconhecido como o 7º líder em Governo Digital no mundo, de acordo com o Banco Mundial
País está à frente de todos os demais das Américas, incluindo Estados Unidos e Canadá. O GOV.BR, que entrega serviços digitais para 115 milhões de brasileiros, é o fator que pesou na pontuação
O Brasil acaba de ser reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo.
Nas Américas, não há outro país à frente, incluindo Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes.
A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma GOV.BR, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira – em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão.
O GOV.BR permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.
“Esse resultado deve-se ao nosso foco no GOV.BR, ao empenho de todos no combate à burocracia, à modernização da administração pública e à transformação digital do Estado”, ressalta o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
“Ao adotar essa estratégia, o país inteiro deu enorme salto à frente, enfrentando inclusive a pandemia de Covid-19 através de serviços públicos digitais”.
O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: Suporte aos principais sistemas de governo; Aprimoramento da prestação de serviços; Integração do engajamento do cidadão; e Incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.
O Brasil demonstrou avanços nessas quatro áreas – apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ pelo Banco Mundial. Nosso país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados.
O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: Auxílio Emergencial, Meu INSS, Seguro Desemprego e Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, Carteiras Digitais de Trabalho e de Trânsito, e o PIX.
Aspectos como o incentivo à inovação no serviço público, a visão da Estratégia de Governo Digital e o papel do GOV.BR como plataforma centrada no cidadão também contaram para o reconhecimento, conforme o Banco Mundial.
À frente do Brasil, constam apenas: Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. “Colocamos os serviços na palma da mão do brasileiro, 24 horas por dia, sete dias por semana.
A Estratégia de Governo Digital aponta o país para simplificar o relacionamento com o cidadão, com transparência, eficiência e confiança nas ações do governo”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Conheça mais sobre a trajetória da transformação digital do governo do Brasil em www.gov.br/governodigital
Mais sobre a pesquisa do Banco mundial.
Dados detalhados de cada país em avaliado pelo Banco Mundial
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