Desse modo, novas tecnologias ajudam as empresas do setor financeiro a aumentarem a produtividade, serem mais eficientes em seus processos e também a aprimorarem sua segurança no ambiente digital.
Os processos inovadores estão presentes em diversos setores da economia e em diferentes atividades, sendo que essa lógica também se aplica ao mercado financeiro. Assim, as instituições desse segmento contam com os recursos tecnológicos para melhorarem a eficiência dos seus processos.
Diante desse cenário, podemos dizer que as ferramentas tecnológicas e a inovação são indispensáveis para as instituições financeiras.
Nesse sentido, continue a leitura e conheça 5 tendências de inovação e tecnologia que tem apoiado a modernização do ecossistema do Sistema Financeiro Nacional.
Panorama da inovação no mercado financeiro
A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 apresentou informações relevantes relacionadas ao panorama da inovação no mercado financeiro — setor marcado pelo aumento dos investimentos na área tecnológica.
De acordo com o levantamento, os investimentos em tecnologia cresceram 8% em 2020.
Nesse contexto, os bancos priorizaram ferramentas relacionadas à inteligência artificial e à segurança cibernética. A proteção das informações é uma questão fundamental, sobretudo, quando se observa as prerrogativas da LGPD que afeta, entre outras, as atividades das instituições financeiras.
Outra questão relevante dentro da inovação no mercado financeiro são as ferramentas de treinamento a distância. Elas ganharam ainda mais importância no cenário de pandemia, já que muitas pessoas ainda trabalham de casa para possibilitar o isolamento social e combater o Coronavírus.
Essa lógica não difere em relação aos bancos. As empresas desse setor investiram em ferramentas de trabalho remoto para favorecer o desenvolvimento de atividades dos funcionários no regime de home office.
Por meio dessas plataformas, as instituições financeiras conseguem treinar mais pessoas, com despesas menores e maior eficiência.
Qual a importância da inovação e da tecnologia no mercado financeiro?
Por diferentes razões, a inovação e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento das instituições financeiras. Primeiramente, as empresas do setor vão contar com processos digitais mais eficientes. Desse modo, as organizações serão mais produtivas e saberão alocar o capital humano de forma eficiente.
Além disso, as novas tecnologias contribuem para a automação de diferentes atividades. Isso ajuda as instituições financeiras a reduzirem o tempo com tarefas burocráticas.
O foco em tarefas estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do empreendimento também é favorecido.
Os processos inovadores ainda são capazes de ajudar as empresas a aproveitarem melhor os recursos financeiros, tornando-as mais lucrativas.
Diante desse cenário e dos benefícios apresentados, é possível afirmar que as novas ferramentas tecnológicas são indispensáveis para as instituições financeiras.
Quais são os principais avanços no mercado financeiro?
O mercado financeiro tem passado por diversos avanços no que diz respeito à inovação e tecnologia. Esse segmento mercadológico segue uma tendência de digitalização de diversos processos e de integração de sistemas. Veja alguns exemplos:
1. Centralização do pagamento de tributos
A centralização do pagamento de tributos foi uma das 11 soluções inovadoras escolhidas pelo LIFT Lab em 2021. O laboratório tem como finalidade desenvolver protótipos de produtos inovadores, prática que contribui para o desenvolvimento de melhores serviços.
Empresas dos mais variados segmentos pesquisam formas de pagar diversos tributos em conjunto para seguir suas atividades. A legislação tributária brasileira é bastante complexa, onde é necessário ter conhecimento das legislações de tributos federais, estaduais e municipais.
Nesse contexto, uma das principais soluções inovadoras é a plataforma de centralização para pagamento de tributos por meio da Carteira Digital. Por meio dessa solução, torna-se possível pagar os tributos em apenas 15 minutos.
2. Inteligência Artificial
A inteligência artificial automatiza diversos processos nas instituições financeiras. Essa ferramenta é capaz de processar e interpretar um grande volume de informações ao mesmo tempo.
Além disso, a partir da coleta e análise de dados, as plataformas de inteligência artificial são capazes de identificar padrões e tomar decisões eficientes para aprimorar os processos nas organizações.
No mercado financeiro, a inteligência artificial também está presente no desenvolvimento de chatbots. Essa ferramenta proporciona a automatização de diversos processos e diminui os custos relacionados ao retrabalho.
Ela também contribui para uma melhor gestão e alocação do capital humano nas empresas do segmento financeiro.
3. Internet das Coisas
Também conhecido como Internet of Things, o IoT facilita a integração de diversos equipamentos físicos à internet. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível personalizar a experiência dos acionistas, melhorar a tomada de decisão por parte dos gestores das instituições financeiras e otimizar a gestão das empresas do segmento.
4. Blockchain
Trata-se de uma ferramenta tecnológica descentralizada e criptografada, o que contribui para melhorar a segurança das informações presentes nos sistemas. Ao contar com o blockchain, as empresas do setor financeiro reduzem a execução de tarefas manuais, otimizam a produtividade e podem contar com mais uma ferramenta que é capaz de identificar fraudes e inconsistências nas transações financeiras.
5. Assembleia Digital
As instituições financeiras já contam com ferramentas de Assembleia Digital, simplificando e otimizando o complexo processo assemblear. Por meio dessa plataforma, as empresas do segmento financeiro conseguem reduzir gastos e garantem mais segurança e transparência aos acionistas.
Além disso, a Assembleia Digital é capaz de assegurar mais transparência nas votações e garante mais eficiência ao processo. Ao centralizar diversos documentos relacionados à Assembleia, como os editais de convocação, atas e votos dos acionistas, torna-se possível ter acesso rápido a informações confiáveis e otimizar a produtividade de todo o processo.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Entrevista com Alexandre Torres sobre o Marco Legal para uso da Inteligência Artificial no Brasil
PIX Saque e PIX Troco: saiba tudo sobre as novas modalidades