A digitalização de processos consiste em fazer as tarefas essenciais da empresa por meio de ferramentas digitais
A transformação digital, bem como os processos digitais, estão presentes em diferentes setores. Certamente você já se beneficiou de um deles. Um exemplo é uma viagem de avião. Pense no processo desde compra da passagem até se acomodar na poltrona da aeronave.
Com quantos colaboradores da companhia aérea é necessário interagir? A resposta é, no máximo, uma ou duas pessoas e somente por alguns segundos.
Esse é o objetivo da transformação digital. Ela preza por aumentar a eficiência operacional por meio da simplificação, desburocratização e desmonetização de processos.
Na área da Saúde, a transformação digital impulsiona o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional. Em 1 ano, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via telemedicina, por mais de 52,2 mil médicos, de acordo com dados da Saúde Digital Brasil.
Dessa forma, são oferecidos benefícios tanto aos pacientes quanto aos gestores da administração e médicos. Continue a leitura e saiba como a tecnologia tem aperfeiçoado esse segmento.
Mas, afinal, o que são os processos digitais?
A digitalização de processos consiste em fazer as tarefas essenciais da empresa por meio de ferramentas digitais. Ou seja, passar as atividades e operações para o ambiente virtual. Não é mais necessário utilizar o armazenamento físico de documentos nem papéis para documentações, por exemplo.
É nesse momento que são usadas tecnologias como a análise de Big Data e a Computação em Nuvem.
O que pode ser digitalizado?
Com as tecnologias nas empresas, é possível adotar soluções gradativas para o começo da digitalização dos processos.
Nesse sentido, confira abaixo algumas etapas para começar a promover essas mudanças positivas, capazes de aumentar a eficiência nos hospitais.
Tenha visão analítica sobre os processos
Quando um paciente vai ao hospital, ele precisa passar por vários processos internos. Sua jornada começa na recepção até a saída dele da instituição.
Durante o processo de digitalização, é essencial ter conhecimento e o domínio do fluxo de atendimento de maneira completa. Isso permitirá a identificação de quais tarefas utilizam papel e, consequentemente, podem ser automatizadas e digitalizadas.
Pesquise e adquira as soluções necessárias
Depois de identificados os processos, é hora de pesquisar por soluções para automatizar os fluxos. E se, por exemplo, a gestão hospitalar percebe que na recepção é possível retirar as fichas de papéis?
Ela pode tornar o atendimento digital, sendo necessário procurar por empresas de tecnologia que auxiliem nesse processo. Neste caso, a Soluti colabora para processos digitais seguros.
Use prontuários eletrônicos ou fichas anestésicas digitais
Parecidos com os prontuários médicos tradicionais feitos de papel, os Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEPs) e as fichas anestésicas digitais facilitam o registro e o controle das informações sobre o paciente — essenciais durante todo o atendimento.
A diferença entre os dois formatos é que, no caso do digital, todos os dados são tratados e armazenados em ambiente digital. Isso facilita o armazenamento de informações e, portanto, permite que a equipe médica tenha acesso a elas a qualquer momento e de qualquer lugar.
Adquira um Certificado Digital
Para que as instituições de Saúde deixem de armazenar informações em papel, elas devem usar o Certificado Digital. Ele é um requisito obrigatório em diversos documentos, afim de garantir a segurança e autenticidade da informação.
Por que ter processos digitais em um hospital?
Com o objetivo de melhorar processos, gerar economia para a instituição e otimizar a rotina de médicos com segurança e assertividade, a digitalização no âmbito hospitalar tem ganhado cada vez mais espaço.
De forma complementar, a automatização permite um melhor atendimento ao paciente, pois, com ela, é possível saber os tratamentos feitos anteriormente e o histórico de doenças. Tudo isso unificado para que o médico possa realizar o trabalho da melhor forma possível.
Com um sistema unificando todas as informações, a consulta de prontuários e dados dos pacientes também se torna mais rápida e eficaz. O sistema também pode ser configurado para gerar cópias de segurança e backups periódicos, prevenindo possíveis perdas.
Outro ponto importante é que, com a automatização, a segurança dos médicos e funcionários do hospital também é resguardada, caso o médico seja responsabilizado por algum dano atípico ou indesejado. Com a digitalização, o prontuário e histórico de tratamentos dos pacientes estarão armazenados em segurança, sem risco de desaparecer e com cópias de segurança.
Quais são os benefícios dos processos digitais em um hospital?
Não é difícil de notar os benefícios dos processos digitais nos hospitais, certo?! Eles englobam aspectos que proporcionam desde mais segurança para os pacientes até redução de custos com espaços físicos e processos. Desse modo, confira, a seguir, as principais vantagens desse modelo.
Inteligência na integração
Quando os médicos recebem alertas em tempo real sobre os status dos seus pacientes, as intervenções podem ser realizadas com mais precisão. Inclusive, o acesso às informações de forma integrada permite que elas sejam vistas já no prontuário e analisadas nos monitores de sinais vitais, possibilitando a realização de qualquer procedimento de urgência.
Redução de custos
Com a digitalização de documentos, a rotatividade de pacientes é analisada o tempo todo — o que diminui a ocorrência de centros cirúrgicos parados. Com isso, é possível reduzir gastos com cirurgias canceladas de última hora, por exemplo.
Dessa forma, o retorno financeiro da instituição é relevante. Além de economizar papéis e gastos com transações burocráticas, o tempo de estadia dos pacientes também se reduz.
Segurança do paciente
Outro ponto essencial na digitalização: como todos os processos passam a ser circuitos fechados, algumas operações, como a prescrição e a liberação de medicamentos, passam a ser checados pela inteligência do próprio sistema. Com isso, os erros médicos são reduzidos significativamente.
Conhecimento aprofundado sobre os pacientes
Ao conhecer o perfil dos pacientes de cada instituição, é possível desenvolver campanhas mais efetivas, bem como oferecer serviços que realmente atendam ao público da instituição. Além disso, é possível ter uma melhor visão sobre a sazonalidade e os períodos de sobrecarga de atendimento, permitindo ações preventivas para suprir essas demandas.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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