O uso de certificação digital é uma prática cada vez mais recorrente no cotidiano das profissões, inclusive na Medicina, uma vez que assegura a validade jurídica dos atos eletrônicos.
São mais de 10,3 milhões de certificados ativos em utilização no Brasil, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), implantada no país há cerca de 20 anos.
O Cremers viabiliza aos médicos a certificação digital oferecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no padrão nacional, de forma gratuita.
A assinatura eletrônica colabora com a segurança da emissão de receitas, atestados e solicitação de exames pela ferramenta on-line disponibilizada desde 2020 pelo Conselho.
Para explicar como os médicos registrados no Cremers podem se beneficiar dessa tecnologia, preparamos um passo a passo de como solicitar a certificação digital sem complicações.
O que é o certificado digital?
O certificado digital é uma identidade eletrônica que possibilita a assinatura de documentos na internet com garantia e segurança jurídica necessárias para facilitar as atividades profissionais on-line. O acesso ao certificado é feito por meio de aplicativo especial, que é disponibilizado pelo CFM; assim, você pode acessá-lo em qualquer dispositivo a qualquer momento.
Quais as vantagens de se utilizar o certificado digital?
A certificação digital traz a possibilidade de assinar documentos digitais de forma segura, prática e com validade legal. Um exemplo de sua utilização é a emissão de receitas e atestados pela ferramenta do Cremers.
Nesse contexto, a certificação é mais uma garantia da origem e da autenticidade do documento solicitado, deixando o processo ainda mais eficaz.
Quem pode emitir o certificado digital?
Podem emitir o certificado digital os profissionais médicos que cumprirem os seguintes requisitos:
Estar regularmente inscrito no Cremers, não havendo inadimplência financeira;
Possuir a Cédula de Identidade Médica (CIM) com chip*;
Ter cadastro biométrico registrado junto ao Conselho.
*Caso o médico não tenha a CIM com chip, é preciso solicitar a segunda via da cédula (instruções abaixo).
O que fazer se a Cédula de Identidade Médica não tem chip?
Caso a CIM não tenha chip, é necessário solicitar a emissão da segunda via. Para isso, acesse o Espaço do Médico no site do Cremers (cremers.org.br) e busque o menu Serviços > Segunda Via. Para a emissão da cédula nova é cobrada a taxa de R$ 109,00, conforme previsto na Resolução CFM 2.233/2019.
Acompanhe a solicitação on-line e, quando estiver na etapa de VISITA PRESENCIAL, compareça ao Cremers para dar andamento ao pedido com os documentos necessários:
Comprovante de deferimento da análise de documentos;
Uma foto 3×4 recente, obrigatoriamente colorida e com fundo branco, sem óculos, chapéu ou adereços, e sem roupas de cores claras (foto para documento);
Documentos originais anexados junto ao Espaço do Médico.
Após a visita presencial, a nova cédula estará disponível para retirada em até 30 dias úteis.
Como fazer o cadastro biométrico no Cremers?
Caso não tenha feito o cadastro biométrico no Conselho, o médico deve comparecer à sede do Cremers, em Porto Alegre, ou em uma Delegacia Seccional, para coletar as informações. É preciso apresentar uma foto 3×4 recente, obrigatoriamente colorida, com fundo branco, sem óculos, chapéu, adereços ou roupas de cores claras (foto para documento).
Como emitir o certificado digital?
A emissão do certificado digital deve ser realizada exclusivamente pelo site do CFM. Acesse o CRM Virtual (https://portalservicos.cfm.org.br).
Após a solicitação, as orientações para instalação do certificado digital serão encaminhadas por e-mail. A validade do certificado digital é de um ano, renovável por cinco anos.
Fonte: Cremers
CRM digital no mobile: conheça o aplicativo Credencial Médica Valid
Solução da Valid leva o cartão CRM Digital para o smartphone – Ouça