Apesar de ser um ramo ainda com mais homens que mulheres, os processos seletivos prezam pela inclusão, independentemente do gênero
GRUPO GR realiza processos seletivos com a equidade sempre no radar no dia 8 de março, empresa promove bate papo, comandado por profissionais de seu time, sobre os desafios da mulher no mundo corporativo
Se havia resistência da participação feminina em alguns setores do mercado de trabalho, como a segurança privada, trata-se de um preconceito que cada vez mais é superado.
No GRUPO GR, especialista em segurança privada no Brasil, o empoderamento feminino, por meio de ações internas para a captação de novos talentos para os serviços de segurança patrimonial, já é fato.
Apesar de ser um ramo ainda com mais homens que mulheres, os processos seletivos prezam pela inclusão de colaboradores, independentemente do gênero.
“Quando olhamos para o operacional da área de segurança, há mais resistência e entendemos que isso se dá devido aos vieses inconscientes e conscientes de similaridade a cargos militares. Nesse ponto, há uma atenção para trabalharmos a conscientização e a sensibilização de nossos colaboradores, assim como os educar para a sociedade, afinal, não há nenhuma lógica em distinguir cargos por gênero”, explica Paulo Marques, Diretor de DH do GRUPO GR.
Ele acrescenta que a presença de mulheres em cargos administrativos é ainda maior: “isso porque, em suas formações acadêmicas, muitos profissionais têm professores de diversos gêneros. Existe nesse processo uma cisão dos vieses das pessoas por respeitar hierarquicamente quem detém o conhecimento a ser transmitido”.
Assim, a fim de continuar com o avanço feminino na operação, o GRUPO GR tem no radar um programa de capacitação de mulheres na liderança, que terá como objetivo promover a equidade de gênero e romper alguns paradigmas da mulher nesta posição, em cargos na área de segurança.
“Trabalhamos com times mistos na maioria dos nossos contratos. É claro para nossa equipe de aquisição de talentos que nossos processos seletivos devem ser conduzidos de modo a dar a todos as mesmas oportunidades de concorrer às nossas vagas”, finaliza Marques.
Hoje, Dia da Mulher, 8 de março, às 17h, a GR promove uma roda de conversa transmitida ao vivo para seus colaboradores, por meio da UNIGR (plataforma EAD do grupo). O bate papo terá como tema “Os desafios da mulher no mundo corporativo” e conta com profissionais da empresa, de quatro níveis hierárquicos diferentes, que são inspiração para outras mulheres. Haverá também sorteio de brindes.
Sobre o GRUPO GR
O GRUPO GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.
Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke
Área da tecnologia ganha presença de mulheres nos últimos anos
Mulheres na tecnologia: como vencer a síndrome do impostor