No ano em que entrou para o seleto grupo de unicórnios brasileiros a unico IDtech apresentou crescimento de 180%
Empresa evitou cerca de R$ 70 bilhões em fraudes; E já viabilizou de forma segura que 38 milhões de brasileiros acessassem serviços financeiros digitalmente em bancos, fintechs e instituições de crédito
No ano em que entrou para o seleto grupo de unicórnios brasileiros – startups cujo valor de mercado ultrapassa US$ 1 bilhão – a unico IDtech apresentou crescimento de 180%.
A empresa, pioneira e líder em soluções de identidade digital no país, também contabilizou aumento no número total de clientes. Foi praticamente um novo contrato por dia útil em 2021 chegando a quase 800 empresas atendidas em diversos segmentos, como bancos, fintechs, varejo, telecom e saúde.
A expansão dos negócios da unico também se deu por meio de aquisições. Foram três em apenas um ano e todas as operações tiveram como foco diversificar os setores de atuação. Com Vianuvem, em maio, a CredDefense, em agosto, e a SkillHub, em dezembro, a empresa ingressou nos segmentos de veículos e educação corporativa.
Em 2021, a unico também se consolidou no mercado em que atua. Com a solução de autenticação de identidade, o unico | check, a empresa evitou cerca de R$ 70 bilhões em fraudes, somente no ano passado.
Desde 2019, a IDTech já viabilizou de forma segura que 38 milhões de brasileiros acessassem serviços financeiros digitalmente em bancos, fintechs e instituições de crédito. Com a solução de assinatura eletrônica biométrica, mais de 500 mil pessoas assinaram cerca de 3 milhões de documentos sem precisar de papel ou caneta.
O unicórnio de identidade digital também tem investido em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias proprietárias. No final do último lançou no mercado o Smartlive, plataforma de prova de vida que comprova se a pessoa está ao vivo na hora de realizar a autenticação biométrica e não usando a foto de uma foto, por exemplo.
Além disso, a unico firmou parceria com a Universidade Federal do Paraná para a pesquisa de um novo modelo de identificação, a biometria periocular.
Diferente do reconhecimento facial, que analisa diversos pontos da face, a tecnologia periocular permite autenticar a identidade de uma pessoa analisando apenas a região ocular. Com a iniciativa, a empresa investiu R$ 1 milhão parceria, selando sua primeira cooperação com uma instituição de ensino.
“Crescemos muito como empresa em 2021. Mais do que dobramos nossa receita, quadruplicamos nosso time de Engenharia, trouxemos líderes sêniores para estruturar novas áreas e, em janeiro deste ano, chegamos a mil colaboradores. Esse desempenho confirma que soubemos identificar necessidades relevantes de mercado e oferecer soluções robustas”, afirma Paulo Alencastro, co-fundador da unico.
“Temos um forte olhar de longo prazo e nossa jornada está só começando. Vamos seguir acelerando nosso negócio como foco em inovação e no desenvolvimento de produtos e serviços que aumentem a confiança e simplifiquem a relação entre pessoas e empresas”, complementa.
1.000 colaboradores com a flexibilidade do remoto-primeiro
Para acompanhar o crescimento acelerado, foi necessário expandir o time. Em um ano, a unico aumentou o quadro de pessoas em 230% e quadruplicou o seu time de Engenharia.
Todas as contratações foram realizadas no modelo remoto-primeiro, que consiste no trabalho remoto e escritório à disposição para realizar reuniões e encontros, quando conveniente. Com essa flexibilidade, hoje a empresa conta com profissionais de 40 cidades em 21 estados de todo o País, além de profissionais nos EUA, Portugal e Espanha.
Todas as contratações foram feitas de forma 100% online com a solução proprietária de admissão digital da startup, o unico | people.
Com isso, nenhum colaborador precisou ir ao escritório ou entregar documentos físicos. A facilidade permitiu ao time de gestão de pessoas da unico economizar mais de 1.200 horas de trabalho operacional durante as admissões.
Nos últimos anos, a IDtech atraiu profissionais experientes do mercado. Juntaram-se ao time Marcelo Quintella (ex-Google), como VP de Produtos, Igor Ripoll (ex-Salesforce e Microsoft), como VP de Vendas e Clientes, Francine Graci (ex-Twitter), como VP de Pessoas, Diogo Bassi (ex-Petz), como VP de Finanças e Guilherme Cervieri (ex-Igah Ventures), como VP de Gestão.
A IDTech brasileira ainda conta com Nelson Mattos (ex-VP mundial do Google), Fernanda Weiden (ex-Google e Facebook) e Sérgio Chaia (ex-Symantec e Nextel) como mentores.
Sobre a unico
A unico é uma startup que se tornou um unicórnio em agosto de 2021. A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica e admissão digital.
Pioneira e líder do segmento no Brasil, está presente nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias. Em 2021, foi reconhecida entre as “100 Startups to Watch”, ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para a unico, cada indivíduo é um só e isso basta para abrir possibilidades.
Crypto ID entrevista Marcelo Zanelatto da unico sobre Autenticação e Assinatura eletrônica
unico IDTech recebe novo aporte e é o mais novo unicórnio do Brasil
unico investe em P&D e anuncia parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná