O metaverso é um universo virtual onde as pessoas podem interagir, por isso, corretores poderão utilizá-lo para otimizar a experiência
O termo metaverso tem se tornado mais conhecido, fazendo com que surjam diversas análises de como esta realidade paralela e imersiva vai impactar cada vez mais os setores da economia. De acordo com relatório do Gartner, empresa de pesquisa e consultoria de tecnologia, divulgado em fevereiro deste ano, até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no metaverso para fins de trabalho, compras, educação, socialização e entretenimento. Neste cenário, portanto, o setor de imóveis também será impactado.
O metaverso é um universo virtual onde as pessoas podem interagir e, por isso, corretores de imóveis poderão utilizá-lo com frequência para otimizar a experiência dos clientes e gerar mais negócios. Pesando nisso, Eduardo Menegatti, CEO da Vivalisto, primeira e maior plataforma de gestão transacional para compra e venda de imóveis, que facilita o trabalho das imobiliárias, clientes e corretores, listou três benefícios do metaverso para o trabalho dos profissionais do setor.
Confira:
Escritórios virtuais
Já existem empresas que estão desenvolvendo escritórios virtuais de reuniões utilizando avatares e, por tanto, corretores poderão se reunir com clientes de uma forma inovadora. “A ideia é que a experiência permita que pessoas possam visitar espaços que são simulações de locais reais, inclusive, podendo assistir apresentações. Assim, por meio deste outro universo, os consumidores poderão ter uma conexão mais aprofundada com profissionais, gerando uma maior sensação de presença, o que facilita a realização de negócios”, explica Menegatti.
Imóveis e terrenos virtuais
Segundo o CEO da Vivalisto, a criação de imóveis virtuais permite que pessoas presentes nos mais diversos cantos do mundo se sintam dentro de espaços que simulam o real. “Vão surgir versões digitais de casas e apartamentos físicos, para que interessados conheçam os ambientes de forma decorada, por exemplo, o que otimiza o tempo de ambas as partes e possibilita que as pessoas já consigam de fato, enxergar os locais mobiliados. O processo evita que clientes visitem imóveis que não são o que procuram”, afirma.
Mais uma forma vender e alugar imóveis
Nem todos os imóveis terão a versão virtual e física, ou seja, crescerá o mercado de ambientes no metaverso, o que significa uma nova opção de atuação para corretores. “Espaços virtuais poderão ser vendidos e alugados e os profissionais do futuro poderão fazer parte deste novo cenário. Um exemplo é o aluguel de locais no mundo virtual para a realização de eventos, feiras e shows, que geram maior sensação imersiva”, diz Menegatti.
Apesar do metaverso parecer algo que ainda está longe, é fato que este já está se movimentando e se expandindo. Com o passar do tempo a tecnologia proporcionará mais novidades e benefícios.
E-commerce se prepara para abraçar Metaverso e oferecer novas experiências aos consumidores
People Analytics em tempos de Metaverso
Metaverso e Gêmeos Digitais na geografia das cidades