A pandemia certamente será vista como um ponto de transição para a computação em nuvem, acelerando em vários anos essa mudança inevitável
Os últimos meses aceleraram dramaticamente as iniciativas de computação em nuvem. A pandemia provou de uma vez por todas que este movimento, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, proporciona maior velocidade, agilidade e resiliência.
Com o novo nível de confiança e valorização da computação em nuvem, muitas empresas transferiram partes significativas de sua infraestrutura de TI para um ambiente de nuvem, de forma muito veloz. De fato, parceiros de canal têm como maior demanda clientes que desejam acelerar ainda mais sua migração para ambientes de TI híbridos.
A pandemia certamente será vista como um ponto de transição para a computação em nuvem, acelerando em vários anos o que já era uma mudança inevitável. Em 2020 o Gartner já previa que os gastos mundiais de usuários finais em serviços de nuvem pública cresceriam 18,4% em 2021.
Ainda, prevê-se que a proporção de gastos de TI em computação em nuvem representará 14,2% do mercado global total de gastos de TI corporativos em 2024, acima dos 9,1 % em 2020.
No entanto, essa tendência está trazendo grandes desafios para os departamentos de TI, que estão lutando para superar a crescente complexidade desse ambiente cada vez mais fragmentado e extenso.
E é aqui que os prestadores de serviços de venda possuem um papel vital em ajudar as empresas a avaliar o desempenho antes, durante e depois de qualquer iniciativa de migração para a nuvem, implementando as soluções de observabilidade full-stack que permitem que a TI obtenha visibilidade completa do desempenho do setor, incluindo rede, infraestrutura e segurança.
Eles precisam oferecer suporte a seus clientes nessa transição, permitindo que eles superem a complexidade e implementem as ferramentas necessárias para otimizar o desempenho com um ambiente de nuvem híbrida.
Transição do monitoramento de aplicações para a observabilidade full-stack
Segundo o estudo da AppDynamics: Agents of Transformation: The Rise of Full-Stack Observability, 77% dos profissionais de tecnologia do mundo todo relataram ter experimentado ambientes mais complexos como resultado da aceleração das iniciativas de computação em nuvem durante a pandemia. E 78% afirmam a necessidade de gerenciar infraestruturas conectadas em nuvem como uma fonte adicional de complexidade.
Com a rápida transformação digital ocorrida, os departamentos de TI colocaram ainda mais foco no monitoramento. Mas embora suas abordagens e ferramentas de monitoramento tenham fornecido uma maior visibilidade em ambientes tradicionais, eles foram considerados insuficientes em novos ambientes de nuvem híbrida.
A razão para isto é que dentro de um ambiente de software definido por nuvem, nada é fixo; tudo está em constante mudança em tempo real. E isso torna o monitoramento muito mais difícil.
As abordagens tradicionais de monitoramento eram baseadas em infraestrutura física – os departamentos de TI sabiam que estavam operando dez servidores e 15 cabos de rede. Mas na computação em nuvem, as empresas estão constantemente aumentando e diminuindo o uso de TI, de acordo com os requisitos necessários no momento.
Por exemplo, uma empresa pode estar usando três servidores para oferecer suporte a um aplicativo voltado para o cliente, mas de repente aumentar para 20 servidores para atender a um aumento na demanda em tempo real, antes de voltar a seis algumas horas depois.
De fato, 74% dos entrevistados relatam que estão preocupados com ferramentas de monitoramento desconectadas e, preocupantemente, mais de dois terços admitem que agora perdem muito tempo, pois não podem isolar facilmente os problemas que estão acontecendo. A aceleração das iniciativas de computação em nuvem é, sem dúvida, o grande impulsionador dessas dificuldades.
Os prestadores de serviços devem agir agora para atender à demanda por observabilidade full-stack
Esses desafios explicam por que 96% dos profissionais entrevistados afirmam que é importante ter a capacidade de monitorar todas as áreas da infraestrutura de TI e vincular diretamente o desempenho técnico aos resultados de negócios e 79% afirmam que precisam adotar ferramentas de observabilidade mais abrangentes para atingir as metas de inovação de suas organizações.
Assim, os prestadores de serviços têm um papel vital em ajudar os clientes a fazerem a transição do monitoramento e adotarem a observabilidade full-stack, principalmente em ambientes em nuvem.
Afinal, fundamentalmente, os prestadores de serviços têm uma perspectiva única sobre a infraestrutura de TI de um cliente, nas quatro áreas de operações – AppOps e DevOps, NetOps, InfraOps e SecOps. Isso significa uma visão holística do desempenho e da otimização da tecnologia, para descobrir como uma solução de observabilidade full-stack pode permitir que eles alcancem suas metas e acelerem sua transformação.
Os prestadores de serviços que conseguirem fazer isso de forma eficaz se colocarão na melhor posição para aproveitar um novo espaço de mercado, em grande parte incontestável e em rápido crescimento, criando e capturando uma demanda crescente.
Como a nuvem pode habilitar o crescimento do seu negócio?
O setor público deve permanecer atento à medida que a nuvem e o ransomware se encontram
Só data centers de nuvem híbrida sobreviverão
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!