O open finance é um dos destaques da FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina
Os órgãos reguladores e supervisores do mercado financeiro e de seguros publicaram na última sexta-feira (20) a Resolução Conjunta nº 5/2022, que dispõe sobre a interoperabilidade no open finance. O documento traz mais clareza e regramento sobre o compartilhamento padronizado de dados no novo sistema do BC.
O open finance permite a troca de dados, mediante consentimento do cliente, entre bancos, instituições de pagamento, cooperativas de crédito, sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalizações e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A norma foi definida em trabalho conjunto pelos dois órgãos e aprovada e publicada por BC, Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Em nota, o BC afirma que “a possibilidade de o consumidor compartilhar seus dados de forma mais ampla no sistema financeiro nacional, com segurança, agilidade e precisão, além de reforçar o controle do consumidor sobre os seus dados financeiros, deve fomentar novos modelos de negócios que auxiliem o planejamento familiar e das empresas, bem como as tomadas de decisões financeiras”. A Resolução Conjunta nº 5/2022 entra em vigor no dia 02 de janeiro de 2023.
Open Finance em debate na FEBRABAN Tech 2022
O open finance é um dos destaques nas discussões da FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que neste ano será de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Na ocasião, especialistas vão falar sobre a nova dinâmica que o open finance traz para o setor financeiro, a agenda ativa do setor bancário neste tema, os desdobramentos e novidades do conceito, a expansão da fronteira dos serviços financeiros, os novos marketplaces digitais, entre outros importantes tópicos relacionados ao open finance.
Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores e o público geral que se interessa por tecnologia terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos como inteligência artificial, Pix, blockchain, internet das coisas, cibersegurança, privacidade de dados, ciência de dados, Web3, metaverso, NFTs, ativos digitais, sustentabilidade, entre outros temas relevantes para o futuro inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital.
O congresso reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias no mercado.
Fonte: Noomis Febraban
Bancos fortalecem regras para proteger dados pessoais de clientes, diz FEBRABAN