Como uma obra de arte, o NFT é único, por esta razão ao ser autenticado como posse de alguém, ele se torna escasso
Por Giovanna Garcia – Equipe de Redação
Após a ascensão dos Tokens não Fungíveis, as NFTs se tornaram um mercado multibilionário no mundo cripto. Alguns itens de grandes colecionadores podem ser negociados com valores superiores a US$30 mil.
Como uma obra de arte, o NFT é único, por esta razão ao ser autenticado como posse de alguém, ele se torna escasso, porém, mediante às semelhanças, também existem muitas diferenças entre eles e obras de artes convencionais.
Entre elas, podemos citar que o mercado digital garante que de fato o NFT seja somente do indivíduo a quem foi atribuída a posse, portanto, é improvável que um token desses seja roubado, como já ocorrido muitas vezes durante toda a história com pinturas e esculturas valiosas. E, atualmente, esses golpes e fraudes envolvendo NFTs se tornaram cada vez mais comuns.
Principais golpes de NFTs
Pump e Dump
O termo “Pump and Dump” basicamente é o conceito de impulsionar e afundar algo, neste caso o mercado de NFTs. Os criminosos compram uma alta quantidade de NFTs, o que rapidamente causa um aumento da demanda. Sendo assim, quando os preços sobem os fraudadores vendem ativos que não possuem valor como se fossem os valiosos.
Para evitar cair neste tipo de golpe é sempre bom estar atento ao histórico, aos registros da carteira do projeto e a transparência da blockchain
Pop-ups maliciosos
Ao fazer sua primeira compra de NFT é necessário criar uma conta em uma carteira digital, para poder fazer suas transações de blockchain da Ethereum, que é é uma blockchain que permite a transferência de criptomoedas entre indivíduos sem a necessidade de uma terceira parte – como banco ou empresa de remessa internacional – para garantir a transação.
Porém, os golpes de anúncios também chegaram nas carteiras digitais, através de pedidos de chaves dessas carteiras. Os pop-ups suspeitos também levavam a sites falsos que se passavam pelos verdadeiros
Falsificação de NFT
Quando se possui uma NFT, se obtém a propriedade intelectual da obra. Dessa forma, é possível, através de muitos softwares, transformar uma foto ou imagem em uma NFT, sem analisar seus direitos autorais, configurando assim uma falsificação.
Por esse ponto é sempre necessário, antes da compra, verificar a certificação da obra e as marcas de verificação.
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
Como será a comercialização de NFTs na web3?
Entenda o que são as criptomoedas
NFTs: movimentações milionárias no meio digital
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!