Pensar na segurança como serviço parte da ideia de inserir um modelo de proteção sempre atualizado e que atende às necessidades do negócio
Por Mario Lopes, diretor comercial e de alianças da SECUREWAY
Implantar a segurança digital como um serviço, com suporte e monitoramento especialista agregados, reduz os investimentos e as ameaças por meio de soluções modernas e constantemente atualizadas.
Com novas técnicas desenvolvidas pelos ciberatacantes, cada vez mais avançadas para burlar as barreiras defensivas e causar danos aos sistemas das organizações de todos os segmentos e tamanhos, fica a pergunta: o que pode ser feito para conter as ameaças? A principal resposta é: Security as a Service (SECaaS).
O SECSaaS é um método baseado em nuvem que busca terceirizar a segurança cibernética. Ao adotar a metodologia, as empresas ficam mais protegidas com menor custo.
Pensar na segurança como serviço (ou negócio) parte da ideia de inserir um modelo de proteção sempre atualizado e que atende às necessidades específicas de cada negócio.
Ou seja, é implementar soluções que identificam, bloqueiam e respondem às ameaças ao mesmo tempo em que profissionais especialistas estabelecem as estratégias, monitoram e mantêm os aplicativos/dispositivos atualizados.
Um relatório da Fortinet revelou que nove em cada dez empresas sofreram ao menos uma tentativa de invasão em 2021 — 63% chegaram a registrar até três invasões.
Desta forma, planejar e implementar a segurança não devia ser uma tarefa tão distante, já que 90% dos colaboradores sabem que seus dados são salvos nos sistemas corporativos, segundo informações do Instituto Datafolha. Por outro lado, apenas 13% acreditam que estão realmente seguros às diversas ameaças.
No Brasil, excepcionalmente, a iniciativa para novas questões cibernéticas deve estar em alta, já que somos o quinto pior país no quesito “segurança digital”. Apenas no 1º semestre de 2021 foram mais de 9,1 milhões de registros de casos de ransomware — apenas esse resultado foi maior do que todo o registrado no ano anterior.
Por isso, é importante contar com soluções adequadas de cibersegurança que consigam identificar todos os tipos de ameaças, inclusive as desconhecidas, zero-day.
Para atender às exigências e todos os perfis de empresas com proteção dos dados, seguindo finalidades específicas, planos As a Service sob medida são a nova modalidade e tendência do mercado.
A proteção de perímetro, por exemplo, contempla firewall e VPN, controle de aplicativos, filtro de web e de e-mails, entre outras. Neste caso, o foco é disponibilizar acompanhamento e técnicas necessárias para que o negócio digital seja mais competitivo.
Pensando na continuidade dos negócios, o início é na construção de uma infraestrutura digital sólida (IaaS ou Infrastructure as a Service), as operações de Gestão IaaS incluem recursos de hardware, soluções próprias para a rede corporativa e virtualização segura — serviços que podem ser contratados com uma consultoria especializada.
Sabemos que a evolução diária da tecnologia exige uma continuidade operacional mais eficaz para acompanhar o trabalho. Contar com um parceiro com expertise no assunto é fundamental
Como tornar o celular mais seguro? ISH Tecnologia lista 6 dicas proteção de seu aparelho
Quais são os riscos para a privacidade e proteção de dados no Metaverso?