Os palestrantes do setor disseram que é importante investir em infraestrutura digital e definir estratégias digitais nacionais boas
As tecnologias digitais podem desempenhar um papel fundamental na recuperação após a pandemia COVID-19, disseram especialistas em uma cúpula regional do setor em Cancun, no México, organizada pela Huawei, com o apoio da ITU e da GSMA Intelligence.
“A pandemia do COVID teve muitos impactos na vida de quase todas as pessoas da região. Por um lado, isso interrompeu nossas vidas e levou a perdas infelizes, aprofundou os desafios como a disparidade de renda e, assim, a divisão digital”, disse Cesar Funes, vice-presidente de Assuntos Públicos da Huawei América Latina e Caribe.
“Ao mesmo tempo, tornou mais importante que as pessoas ficassem conectadas durante a pandemia. O home office tem sido mais comum e pode até se tornar parcialmente permanente“, acrescentou.
Conectividade é a chave
Veterano da UI e da GSMA disse que é preciso investir em tecnologias digitais e fortalecer a infraestrutura digital para acelerar a recuperação.
“Cerca de 93% da população é coberta por uma rede de banda larga móvel, refletindo os investimentos das operadoras na última década. No entanto, cerca de 38% da população está coberta, mas ainda sem utilizar barreiras de internet móvel que não sejam a cobertura“, disse Lucas Gallitto, chefe da GSMA América Latina.
“Essa lacuna de uso revela a importância de trabalhar políticas públicas abrangentes para a inclusão digital, especialmente na esteira da demanda sem precedentes por conectividade, decorrente da pandemia.“
“É ainda mais necessário que usemos tecnologias digitais e invistamos na ponte da divisão digital, à medida que elas se tornam cada vez mais essencial para nossas vidas, para que daqui para frente possamos ter uma recuperação mais rápida em nossa vida, e uma economia e desenvolvimento mais sustentável”, disse Cesar.
Especialistas no evento observaram que durante a pandemia de COVID-19, a conectividade com a internet tornou-se parte integrante do nosso cotidiano e o e-commerce cresceu drasticamente na região.
Na Colômbia e no México, a presença de negócios aumentou com os sites crescendo 800%, e 360% no Brasil e no Chile. As plataformas têm sido fundamentais para o rápido crescimento do e-commerce.
“Essas novas plataformas serão mais desenvolvidas nessa região e a base de uma potencial explosão da nova economia digital com a chegada do 5G, a expansão das redes de Fibra Óptica, a Nuvem, Edge Computing, IoT, Robotics, Advanced Video e sua Inteligência Artificial como principal driver“, disse Marcelo Motta, executivo da Huawei Brasil.
Estima-se que um aumento de 20% no investimento em TIC gerará um crescimento econômico adicional de 1 ponto percentual, disse um especialista no evento.
“Os principais recursos do 5G, incluindo velocidades mais altas e latência ultra-baixa, podem permitir soluções inovadoras para empresas que buscam maneiras de aumentar a produtividade pós-pandemia. Esses ganhos de produtividade aumentarão o impacto positivo que as tecnologias e serviços móveis já têm na economia da região“, disse Lucas.
Quatro impulsionadores do crescimento digital
Ainda no evento, Fernando Liu, chefe da Huawei Cloud para a América Latina e o Caribe, disse acreditar que o crescimento futuro na América Latina e na região do Caribe será impulsionado por fintechs, educação, e-commerce e entretenimento.
“A educação é a base da sociedade e cultiva talentos em diversas indústrias verticais. Em segundo lugar, o e-commerce e o entretenimento são os dois principais impulsionadores do crescimento econômico na América Latina e no Caribe. Muitos novos estilos de vida, como compras online, jogos e até mesmo cantar, estão se tornando cada vez mais populares. O negócio virtual é agora a maioria do consumo. Finalmente, a fintech é o motor de todas essas indústrias, pois facilita os pagamentos para todos e os negócios para cada empresa“, disse.
“Obviamente, o crescimento do setor digital ganhou força na América Latina e no Caribe e esperamos ver um crescimento explosivo em alguns desses novos negócios, como o e-commerce, dado o tamanho da economia e da população na América Latina e no Caribe”, disse ele.
Os palestrantes do setor disseram que é importante investir em infraestrutura digital e definir estratégias digitais nacionais boas e adequadas para alcançar esse crescimento na região.
O empreendedorismo na América Latina e no Caribe vem crescendo rapidamente com cada vez mais empresas de startups e alguns clusters para produzir um ecossistema melhor.
Pessoas de diferentes setores começaram a perceber que poderiam potencialmente aumentar a produtividade adotando novas soluções digitais. Os formuladores de políticas estão vendo a importância disso e se movendo mais rápido, também.
Esforços são necessários para impulsionar a implantação de redes de fibras sem fio e óptica, a fim de impulsionar o desenvolvimento do robusto setor digital, de acordo com especialistas.
“Gostaríamos de sugerir que as autoridades nacionais façam ou atualizem suas estratégias digitais nacionais para aproveitar as oportunidades“, disse Cesar.
“Ao mesmo tempo, devemos ter cuidado para enfrentar alguns dos desafios que aumentaram devido à pandemia do COVID, como a divisão digital ampliada que muitas vezes vem junto com o aumento da taxa de pobreza. Para isso, precisamos envolver todos os parceiros e partes interessadas para enfrentar esses desafios juntos.”
“Estamos aqui a longo prazo e olhamos para o longo prazo, por isso estamos muito dispostos a contribuir e ajudar nesse processo onde pudermos, especialmente com nossas tecnologias, tanto nos meios de negócios como também como parte de nossos programas sociais”, acrescentou.
A ITU também pediu esforços para aumentar a conectividade na região.
“A ITU está convidando todos os players do ecossistema digital a fazer parte de uma grande aliança de conectividade. Partner2Connect é a grande coalizão que a organização está promovendo para que, antes de 2030, todos os cidadãos do mundo estejam conectados à banda larga. Até o momento, mais de 368 compromissos foram declarados pelos Estados-Membros de todo o mundo, empresas, associações e o ICT Latam 2022 não só nos permite desenvolver o ITEC 2022, como também continuar promovendo ações para conectar todos os não conectados“, disse Carlos Lugo, funcionário de desenvolvimento e inovação da ITU para a América.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente.
Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial.
A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação.
Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.
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