Por meio da tecnologia, foram criados aplicativos destinados a oferecer soluções voltadas para gestão pública
A tecnologia vem se transformando numa valiosa aliada das prefeituras brasileiras. Por meio dela, foram criados aplicativos destinados a oferecer soluções voltadas para gestão pública.
Na outra ponta as prefeituras têm investido cada vez mais em mecanismos de zeladoria da cidade, que ampliam e estreitam a parceria com a população e, mais relevante, colocam em prática o princípio da gestão colaborativa.
O estado do Rio é o ente da federação que conta mais prefeituras utilizando essa solução em prol da melhoria do atendimento e do relacionamento com os munícipes.
Gestão colaborativa
A ideia central desse tipo de gestão é fomentar a comunicação entre a população e o gestor, tornando a população co-responsável pelas decisões e pelo cuidado com o patrimônio das cidades.
Os aplicativos de zeladoria oferecem a oportunidade para cada cidadão participar ativamente das ações em prol do desenvolvimento do município, por meio do envio de fotos, indicações de irregularidades e problemas, dos mais diversos matizes.
Nesse contexto, municípios de diversos perfis vêm incorporando essa solução tecnológica de interação com sucesso e de forma diversa.
Niterói — No Colab desde 2017
Com o Colab desde 2017, Niterói tem uma população de 515 mil habitantes (dado IBGE 2020), a 2ª maior cidade do estado do Rio de Janeiro, hoje usa um canal de comunicação com a população para diversos tipos de serviço.
Atualmente, 29% da população de Niterói já usou um app em algum momento, percentual que se traduz no expressivo número de 150 mil cidadãos niteroienses que já se utilizaram do aplicativo para algum tipo de interação com o poder executivo.
Seja para solicitar serviços de manutenção na cidade, agendar vacinação, dar sua opinião sobre onde deve ser aplicado o orçamento da cidade, solicitar fiscalização e sinalização de trânsito ou mudar o nome de uma rua, a população consegue fazer tudo online.
Um dos maiores exemplos disso foi a Consulta Pública para saber se a população era a favor da mudança do nome da principal rua de comércio da cidade de Coronel Moreira César para Ator Paulo Gustavo.
Mesquista — no Colab desde 2018
O município de Mesquita, que se emancipou de Nova Iguaçu em 1999, tem por volta de 178 mil habitantes, usa o Colab focado na zeladoria da cidade.
Os moradores podem fazer registros e denúncias como ruas esburacadas, postes sem luz, animais em situação de resgate, entre outros serviços. O prefeito atual, Jorge Miranda.
São Gonçalo — no Colab desde 2021
O município do Grande Rio hoje conta com população de mais de um milhão de habitantes (IBGE 2020). Aderiu recentemente ao uso do aplicativo para fortalecer e ampliar o relacionamento com os moradores.
Através do app do Colab, a prefeitura tem recebido demandas de zeladoria urbana dos cidadãos e, em breve, os gonçalenses poderão agendar procedimentos para seus animais de estimação no Centro de Atendimento Veterinário Municipal Marcio Barreiros Fernandes (Cavem) através da plataforma.
Magé — no Colab desde 2022
Pela primeira vez, no município de Magé, a população de cerca de 247 mil habitantes poderá participar, baixando o app no celular ou pela internet pelo portal Colab, da votação do Orçamento Participativo para escolher as prioridades de ações públicas na cidade. Pelo app Colab os cidadãos poderão indicar. Na internet o endereço é https://consultas.colab.re/orcamentoparticipativomage
CNJ Serviço: saiba porque a urna eletrônica é segura e avançada
Justiça Digital voltada aos cidadãos une experiências do Brasil e da União Europeia
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!