O canal metaverso: o meio é o mercado
O que está impulsionando o interesse em 2022 no Metaverso? Não é como se o metaverso fosse um conceito novo – os mundos virtuais existem há mais de 30 anos e ainda estão longe da adoção convencional.
Por Heather Vescent is a digital identity industry though, para Biometricuptoday
Não há nenhuma nova tecnologia revolucionária que nos permita saltar magicamente através do abismo, tornando o metaverso mais acessível – ou amplamente adotado.
Ainda não há adoção de hardware de hóquei, seja para óculos vestíveis, lentes de contato ou um fone de ouvido barato ou caro. Embora existam muitos jogos competitivos e experiências virtuais enriquecedoras, ainda há argumentos significativos sobre se estamos ouvindo mais do mesmo hype que ouvimos nos últimos 20 anos.
Os provedores de verificação de identidade digital e biometria agora estão se juntando ao hype (mais sobre isso abaixo).
Chegou a hora? Se você está na área de tecnologia há algumas décadas, sabe como é difícil acertar o tempo. Sinais têm mostrado oportunidade para “um mercado metaverso” por décadas e, no entanto, não decolou.
Adicione a última previsão do Gartner , que até 2026 pelo menos 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora no metaverso da pilha. Mas eu quero saber: o que realmente está impulsionando essa previsão? Porque não parece adoção de hardware ou cultura jovem ou demografia ou inovação tecnológica.
“As empresas terão a capacidade de expandir e aprimorar seus modelos de negócios de maneiras sem precedentes, passando de um negócio digital para um negócio metaverso”, disse Marty Resnick, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Até 2026, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para o metaverso.”
“Nossa estrela do norte é que podemos colocar um bilhão de pessoas no metaverso fazendo centenas de dólares por peça em comércio digital até o final da década?” O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse em uma recente reunião da empresa, conforme relatado pelo The Verge . “Se fizermos isso, construiremos um negócio tão grande quanto nosso atual negócio de anúncios nesta década.”
De acordo com a edição de 2021 do Digital Banking Report , 34% dos banqueiros pesquisados acreditam que cerca de um quinto de seus clientes usará VR/AR como canal alternativo para transações diárias até 2030.
A resposta para o que está impulsionando a obsessão do metaverso? Crescimento e receita. A obsessão atual é impulsionada por uma apropriação de terras? O metaverso é outro canal de marketing e vendas? Não é diferente de um aplicativo na loja de aplicativos ou comércio no site nos primeiros dias. Mais publicidade. Mais comércio. Mais vendas. Mais lucro. Mais crescimento. Ah, a banalidade disso! Especialmente neste clima de 2022.
No meu artigo de janeiro sobre o metaverso, questionei se o metaverso terá os mesmos problemas que tivemos aqui na web. Problemas com identidade digital, confiança e verificação – todas as coisas que levaram a um crescimento explosivo no crime online e no mercado de segurança cibernética.
Houve muitos anúncios recentes de empresas expandindo sua identidade digital e produtos bancários para o metaverso
Ken Moore, gerente de inovação da Mastercard, escreveu um artigo de opinião compartilhando alguns sinais de que o metaverso é iminente. Mas, para ser honesto, os casos de uso existem há pelo menos algumas décadas e, embora tenhamos tecnologia mais recente, não houve uma inovação revolucionária. A Mastercard vai recalibrar sua rede para transacionar NFTs?
Onfido fala sobre a necessidade de fundamentos de identidade digital para tornar o metaverso seguro contra gêmeos digitais nefastos. Os casos de uso são semelhantes aos que estamos lidando hoje.
E Matt Peake, Diretor Global de Políticas Públicas da Onfido reconhece isso. Esta é uma boa notícia para as empresas que resolvem os problemas atuais de identidade digital verificada fora do metaverso. É por isso que estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro, como John Abbot, da Yoti , argumenta em um editorial para o Business Leader .
Mas ver o metaverso como uma extensão dos mercados existentes deixa escapar algo. Algo que Zuckerberg teme.
“Esta é uma competição de filosofias e ideias, onde eles [a Apple] acreditam que, fazendo tudo sozinhos e integrando firmemente, eles constroem uma melhor experiência do consumidor”, disse Zuckerberg sobre a rivalidade. “E acreditamos que há muito a ser feito na especialização em diferentes empresas e [isso] permitirá a existência de um ecossistema muito maior.”
A Apple é conhecida por observar um mercado, entrar nele quando lhe convier e revolucionar a experiência. A motivação financeira da Apple é vender hardware com excelentes experiências de usuário. Os clientes da Apple são clientes, não o produto. Você pode reclamar da pilha de tecnologia da Apple, mas é uma das plataformas de hardware mais seguras disponíveis exatamente por esse motivo.
E depois há a cultura jovem de hoje. A Web3 tem muita energia e entusiasmo em torno das NFTs, especialmente como forma de reinventar a economia do criador. Eles são o curinga. É melhor você acreditar que algo que nenhuma empresa poderia conceber virá de seus produtos. Encaro o surgimento do MPESA no mercado de telefonia móvel como um exemplo de curinga.
Então, o que está impulsionando o Metaverse 2022? Crescimento. Dinheiro. Capitalismo. No momento, parece muito com um sonho de um novo mercado para vender itens digitais. Mas pode ser algo mais.
Sobre a autora
Heather Vescent é uma pensadora e futurista do setor de identidade digital com mais de uma década de experiência em consultoria de inteligência estratégica para governos, corporações e empreendedores. A pesquisa de Vescent foi publicada no New York Times, CNN, American Banker, CNBC, Fox e Atlantic. Ela é coautora de The Secrets of Spies, The Cyber Attack Survival Manual e The Comprehensive Guide to Self-Sovereign Identity.
Fonte: Biometricuptoday
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