A Inteligência Artificial é um insumo indispensável para que o processo de automação ocorra, tanto nas indústrias quanto no ambiente corporativo
Por Arthur Mazzini
Ao longo da história ocorreram várias revoluções industriais que vêm acompanhadas de inovações tecnológicas, cujo principal objetivo é melhorar os processos de comercialização e produção das empresas.
Se é verdade que a última revolução industrial identificada ocorreu há poucos anos com a chegada da Internet, hoje existem tecnologias tão avançadas, que redefinem completamente a forma de fazer negócios, e uma delas é, sem dúvida, a Inteligência Artificial.
Hoje em dia, o termo Inteligência Artificial é lido ou ouvido com frequência.
No entanto, há pouco conhecimento sobre como ela funciona, seu alcance e a forma como essa tecnologia pode ser implementada nas empresas.
O que é Inteligência Artificial?
A primeira coisa a fazer é entender o conceito. A Inteligência Artificial, ou IA, é um conjunto de sistemas programados para reproduzir a inteligência humana.
Seu objetivo é realizar e melhorar a forma como os seres humanos processam determinadas informações. Por isso, muitas empresas estão adotando cada vez mais esse recurso.
A Inteligência Artificial é um insumo indispensável para que o processo de automação ocorra, tanto nas indústrias quanto no ambiente corporativo.
É, inclusive, a grande responsável por conquistas como a criação de chatbots, que agilizam os serviços online, oferecendo respostas precisas e rápidas aos usuários; o desenvolvimento de assistentes virtuais, que analisam uma ampla gama de informações e promovem uma resposta otimizada a elas ou os mecanismos de recomendação, ou o popularmente chamado “algoritmo”, que filtra a informação, direcionando as mais relevantes para cada público.
O resultado é um ganho de produtividade e precisão em muitos processos, liberando o capital humano da empresa para se dedicar a tarefas mais criativas.
Como funciona a Inteligência Artificial nas empresas?
Nas empresas, a IA é aplicada principalmente para agilizar procedimentos, tornar algumas etapas mais precisas e aumentar a produtividade de equipes inteiras.
Em geral, esses sistemas podem levar o negócio a níveis que os humanos não poderiam.
É como tentar fazer um cálculo mental e usar uma calculadora para fazê-lo: a precisão e a velocidade são incomparáveis.
Além disso, a IA tem uma grande capacidade de associar informações, encontrando padrões e relacionamentos que até os maiores especialistas podem perder.
É assim que as recomendações da Netflix deixam seus clientes tão satisfeitos, por exemplo. A aplicação da IA em uma empresa é realmente ampla.
Ela pode ser usada para determinar a melhor dinâmica de preços a partir do padrão comportamental de seus clientes ou simplesmente para aumentar a segurança da organização, monitorando os padrões de acesso de seus funcionários a sistemas de negócios sensíveis.
Uma ferramenta revolucionária para uma variedade de indústrias
Há um número infinito de setores onde a IA pode ser de grande ajuda, alguns exemplos podem ser:
Financeiro
No setor financeiro, a IA é um grande recurso para a análise e processamento de diversos dados, produzindo indicadores contínuos e sempre atualizados sobre o negócio.
Por meio da IA, é possível indicar e até decidir de forma automatizada quais são as melhores propostas financeiras dos fornecedores, os melhores preços que podem ser praticados no mercado e até mesmo quanto crédito é seguro conceder a um cliente.
Recursos Humanos (RH)
Em recursos humanos, a IA não serve apenas para agilizar os processos de recrutamento e seleção. É uma ótima ferramenta de gerenciamento de carreira para funcionários de alto nível.
A IA pode até contribuir para a experiência do colaborador, pois aponta os melhores treinamentos e qualificações para cada membro da equipe, analisando seus perfis profissionais, realinhando seus cargos e até indicando o melhor momento para uma promoção.
Marketing
No marketing, a IA é um grande sucesso. Desde o mapeamento de tendências até a operacionalidade dos chatbots, é um grande aliado no relacionamento com o cliente.
Seu principal recurso é promover uma leitura inteligente dos padrões de comportamento do mercado e do cliente, o que contribui para proporcionar uma experiência de compra melhor e mais personalizada.
Atualmente, existem 3 principais aplicações de IA no mercado, das quais as empresas não as utilizam apenas para melhorar processos, mas até mesmo as implementam em alguns produtos para que o próprio usuário interaja com ela e assim tenha, praticamente, um assistente virtual.
–Aprendizado automático
O sistema reconhece os dados disponíveis em seu banco de dados e começa a desenvolver novos padrões a partir deles.
Em outras palavras, ele pode tanto tomar decisões quanto melhorar esse processo ao longo do tempo, sem qualquer interferência humana.
–IoT
A Internet das Coisas (IoT) é uma rede que permite interconectar uma infinidade de dispositivos, tornando-os mais inteligentes.
Isso é possível desde eletrodomésticos a máquinas complexas. Dessa forma, pode agilizar algumas atividades.
É viável dar um comando de voz para um aparelho, solicitando uma música, a previsão do tempo ou mesmo para acender ou apagar as luzes de uma residência.
Este é um exemplo de Inteligência Artificial aplicada à Internet das Coisas.
–Metaverso
The Sims, Second Life… Metaverso. Parece que, além de um jogo, o metaverso veio para reproduzir a vida dentro de um universo virtual, como uma espécie de Matrix.
Mas é claro que isso tem suas vantagens para as empresas, contribuindo inclusive para a qualidade das integrações de e-commerce.
De alguns anos para cá, uma revolução semelhante à revolução industrial vem ocorrendo, só que agora de mãos dadas com o fenômeno da digitalização e, claro, tecnologias mais avançadas como a Inteligência Artificial, que é cada vez mais indispensável para o sucesso das empresas.
Hoje, se as empresas querem transcender, precisam recorrer à digitalização e automatização de processos, de forma a prevalecer numa era em que o apoio das máquinas aos recursos humanos é, sem dúvida, iminente.
Arthur Mazzini é Head de Sales para os Estados Unidos na Semantix
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