Últimas notícias

Fique informado

AARB e Caixa Econômica Federal debatem a CAEPF no Certificado ICP-Brasil

23/04/2019

Em reunião com a Associação, o Agente Operador do FGTS – Caixa Econômica Federal informou que ajuste no sistema Conectividade Social ICP será finalizado até o final de abril para contemplar o CAEPF

O presidente-executivo e o diretor de Tecnologia e Inovação da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araújo e Eduardo Assis se reuniram, no dia 10 de abril, com a gerente-executiva da Caixa Econômica Federal, Viviane Lucy de Andrade, e com o gerente-executivo, Marcelo Maschio Pegolo, para esclarecimentos sobre as dificuldades na utilização dos certificados digitais que apresentam a inscrição Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF), que substitui o Cadastro Específico do INSS (CEI), a partir deste ano.

Segundo Viviane, a Caixa, com a obrigatoriedade da utilização do CAEPF na geração de certificados digitais, precisou promover ajustes no Conectividade Social ICP para a aceitação desta nova inscrição, uma solução para equiparar o número do CEI com o do CAEPF, com previsão de finalização até o final de abril.

Nesta implantação não será necessário que os clientes que possuem o CEI informado no certificado digital ou que migraram para o CAEPF façam a aquisição de novo certificado, pois ambos serão reconhecidos pelo Conectividade Social.

Fica assegurado que somente será necessária a geração de novo certificado quando da sua renovação, pois na emissão já deverá constar o número do CAEPF.

A gerente-executiva também informou à AARB que em breve a Caixa irá implantar um novo layout do portal Conectividade Social, que será mais interativo para os usuários do FGTS.

“O CAEPF é uma inovação que pretende modernizar o controle e fluxo de operações financeiras realizadas por pessoas físicas. No entanto, sua inclusão nos campos do certificado digital demanda bastante perícia das Autoridades de Registro da ICP-Brasil, que por vezes podem não estar devidamente orientadas a proceder da melhor maneira possível. Estamos felizes pela breve solução da ocorrência e esperamos bem servir a Caixa Econômica Federal, grande cliente de nossa infraestrutura”, destacou o presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo.

“Este encontro com a Caixa foi muito importante, pois a Associação inicia um ciclo de conversas com clientes da certificação digital buscando melhorar a comunicação entre os órgãos e as ARs que têm papel fundamental no processo de massificação da certificação digital. Em breve iniciaremos outras conversas com demais entes do setor para levar ao usuário final a importância da certificação digital para seu negócio e para a sociedade”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Inovação da AARB, Eduardo Assis.

Fonte: AARB