Últimas notícias

Fique informado

Processo de emissão do certificado digital é tema de encontro entre ITI e AARB

15/02/2019

A modernização do processo de emissão dos certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foi o foco do encontro entre representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, na manhã desta quinta-feira, 14, na sede do Instituto, em Brasília

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, iniciou a reunião enfatizando que o Instituto está aberto para trabalhar em conjunto com outras entidades.

“Queremos iniciar uma parceria mais ativa com as associações e empresas do setor de certificação digital, para isso, desejamos que vocês nos enviem propostas para modernização da ICP-Brasil. Vamos analisar tudo que for recebido e colocar em prática o que for possível. Sempre mantendo a segurança da operação, importante pilar do Sistema Nacional de Certificação Digital”, afirmou Buz.

O presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, e o diretor-geral da Associação, Paulo Roque, apresentaram ao ITI questões que precisam ser aprimoradas para tornar o ato da emissão do certificado digital ICP-Brasil mais rápido e eficiente.

“Queremos desburocratizar sem fragilizar. Tornar a emissão do certificado mais rápida, melhorando a visão que os usuários têm da ICP-Brasil”, destacou Roque.

Uma das ações que devem ser promovidas é a obtenção de dados sobre a satisfação do cliente quanto ao momento da emissão do certificado. “Quais são os maiores problemas apontados pelos usuários? Precisamos desses dados para sistematização e elaboração de estratégias”, destacou o assessor técnico da presidência do ITI, Eduardo Lacerda.

Outra demanda debatida no encontro foi a promoção de ações que profissionalizem o trabalho do Agente de Registro, com o objetivo de torná-lo mais uniformizado e seguro.

Por fim, o presidente-executivo da AARB destacou o bom momento para ICP-Brasil, “o mercado tem sentido o ITI mais articulado com o Governo Federal e com os estados. Esse é um ótimo momento para o crescimento e modernização da ICP-Brasil”, finalizou Araújo.

O Mercado da ICP-Brasil e sua função social

ITI disponibiliza Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos