Online e gratuito, o evento 5G no Brasil: Um balanço de quatro aspectos relacionados à sua implantação acontece no dia 5 de novembro, às 10h (horário de Brasília)
A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software participará do sexto encontro do ciclo de seminários A implantação do 5G no Brasil, um fórum permanente de discussão entre representantes da sociedade civil, do governo e da academia.
Online e gratuito, o evento 5G no Brasil: Um balanço de quatro aspectos relacionados à sua implantação acontece no dia 5 de novembro, às 10h (horário de Brasília) e conta com a organização da Escola Politécnica, do Instituto de Estudos Avançados e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.
O encontro, que integra o Think Tank USP em Implantação de 5G no Brasil, será o último da série e encerrará a fase de homogeneização de conhecimento.
O evento contará com apresentações dos relatores das cinco sessões anteriores, que levarão pontos apresentados nas edições anteriores do fórum e vão discutir e produzir material para a elaboração do relatório que será a base para a continuidade dos trabalhos do Think Tank.
E a ABES, sempre atenta às transformações e adepta do debate plural de ideias, será representada por Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da associação, Pós-doutora e pesquisadora do Instituto Avançados da USP e pós doutora no EGC/UFSC.
“A tecnologia 5G possui banda larga móvel com maior capacidade, podendo comunicar-se com mais dispositivos e mais rapidamente. Trata-se de uma tecnologia com potencial para revolucionar a indústria de telecomunicações do país, já que as conexões chegarão a regiões brasileiras que atualmente não têm acesso à internet – estima-se que, atualmente, 20% dos domicílios brasileiros estejam sem oferta adequada ou desprovidos de serviços“, afirma.
A mesa redonda também terá como painelistas Carlos Augusto França Vargas, Doutor em Gestão da Inovação pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA/USP e Professor na Business School da Universidade Positivo; Cecilia Matsumura, Pesquisadora IBE-USP Instituto de estudos Brasil Europa da Universidade de São Paulo; Gabriela Gomes Coelho Ferreira, Pesquisadora e professora dos cursos de Capacitação em Negociações Internacionais do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI/USP); e Lucas Damasceno Pereira, doutorando em Relações Internacionais (IRI-USP) e graduando em Direito (FD-USP).
A mediação será de Moacyr Martucci Jr. (professor titular da Universidade de São Paulo, Coordenador do IBE Instituto de Estudos Brasil Europa e Vice-Diretor do IRI-USP Instituto de Relações Internacional da Universidade de São Paulo) e de Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA e mestre, doutor e livre-docente em Engenharia de Produção).
EVENTO: 5G no Brasil: Um balanço de quatro aspectos relacionados à sua implantação
Data: 5 de novembro
Hora: 10h (horário de Brasília)
Informações: acesse este link
Sobre a ABES
ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos.
Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia.
Recentemente, a entidade lançou em parceria com a EY, o diagnóstico LGPD, ferramenta on-line gratuita e o índice LGPD/ABES, com o objetivo de ajudar as empresas a analisarem seu nível de adequação perante a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Com a base nos mais de 3 mil diagnósticos realizados, o índice LGPD ABES, apontam que cerca apenas 40% estão em conformidade com a LGPD.
Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas.
Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance).
Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance).
Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.
ABES cria Comitê para fomentar o segmento de startups
ADP e ABES debatem RH como peça-chave na transformação digital
eventos APOIADOS POR cRYPTO ID em 2025
Por enquanto é só pessoal!
Confira aqui outros importantes eventos Nacionais e Internacionais sobre Tecnologia.
Indique para nós quais eventos em 2025 você gostaria de ver no Crypto ID!
[contato@cryptoid.com.br]