Há vários anos, a AET Europe tem sido um importante fornecedor de soluções nesse espaço dentro do Brasil e junto com um de seus produtos, o middleware SafeSign, são nomeados no ecossistema da ICP-Brasil entre os provedores de hardware e software
No Brasil, o sistema de PKI – Public Key Infrastructure em português, Infraestrutura de Chaves Públicas é um facilitador mandatório de comunicações confiáveis entre governo, empresas e cidadãos.
Utilizando a chamada “infraestrutura de chave pública (PKI)” com base em certificados digitais e criptografia, o governo brasileiro garante a autenticidade, integridade e confidencialidade das transações que são feitas em larga escala.
O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, criou uma visão geral e abrangente do cenário da ICP-Brasil por meio de um painel que reflete o ecossistema da ICP brasileira atualizado em 31 de janeiro de 2022.
SafeSign, uma solução da AET Europe é parte desse ecossistema. SafeSign é um middleware flexível para autenticação forte com smart cards e tokens USB em qualquer dispositivo
O SafeSign é utilizado para gerar autenticação forte, integração e compatibilidade oferece total liberdade e flexibilidade aos usuários. Uma vez implementado, o SafeSign Identity Client (IC) serve como a proteção perfeita para a segurança de TI e permite possibilidades ilimitadas para proteger sua infraestrutura de TI.
A AET Europe e seu produto, SafeSign, são nomeados no ecossistema da ICP-Brasil entre os provedores de hardware e software do setor como tecnologia de middleware.

As soluções da AET Europe vão além do SafeSign e segundo, Jan Rochat, Co-Fundador da AET Europe, os desenvolvedores da AET Europe desenharam uma ferramenta para gerar mais segurança e confiança no sistema de PKI.
O executivo explica ainda que a AET Europe Europe como uma empresa global voltada a tecnologias e soluções para geração e gestão de eIDs – Identidades Digitais desenvolveu a plataforma BlueX eID Management que é uma ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida das Identidades digitais e eletrônicas utilizada por empresas e Autoridades Certificadoras e de Registro.

“Nós provemos o SafeSign Identity Clien que é um middleware que possibilita que as eIDs sejam acessadas nos variados dispositivos de armazenamento e essa é a nossa solução mais conhecida e utilizada no Brasil e temos também uma das melhores e mais completas plataformas para gerenciamento das identidades digitais por meio do BlueX eID Management”
O BlueX utiliza uma arquitetura cliente-servidor e tem suporte para os principais sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais do mercado (PostgreSQL, Oracle e Microsoft SQL Server) e como suporta protocolos standard de mercado (PKCS#7, 10, 11, 12; SSL & TLS; CMP, CMC, SOAP, REST, CRMF).
É capaz de integrar com os principais softwares utilizadas pelas Autoridades Certificadoras do mercado mundial como por exemplo, Microsoft Windows AD Certificate Services, EJBCA / PrimeCA, Ascertia ADSS CA Server, Verisign CA, Entrust CA e OpenTrust CA.
Suporta ainda integração com diversos fornecedores de HSM – hardware security module, como Thales/Gemalto, NCipher, Utimaco e Atos através do padrão PKCS#11 e suporta também vários middlewares criptográficos como SafeSign IC, Gemalto/SafeNet, IDemia/Morpho, Athena e Atos e os HSMs e estamos trabalhando na integração com os fabricantes brasileiros no caso, a Dinamo Networks e Kryptus.

AET Europe é líder global na área de soluções de segurança digital.
Fundada em 1998, é especializa na criação de soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais
Fornecemos soluções de segurança para identificação de usuários, autenticação e assinaturas digitais. Outras informações https://aeteurope.com
Leia outros excelentes artigos da AET Europe aqui!
AET Europe lança SafeSign Identity Client versão 3.7.1.0 para: Microsoft, MacOS e Linux
Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Conheça algumas das principais empresas que fazem parte do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | ASSINATURA CERTA | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks | DOC9 | SAFEWEB | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!
