A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do País, se juntou à Vistex, desenvolvedora de software ERP, para aprimorar a gestão de contratos, controles e operações agrícolas de suas unidades.
A Vistex é uma Global SAP Solution Extension Partner, e como a Atvos já utilizava o SAP S4/Hana em suas operações, a parceria representará uma simplificação da arquitetura de sistemas, com uma solução mais atual e que fornecerá um bom nível de governança corporativa.
O sistema oferece um conjunto completo de módulos integrados ao SAP como plataforma única, responsáveis por gerenciar todos os aspectos de back office de nossas operações agrícolas. Além disso, fornece suporte a uma ampla variedade de tipos de culturas e processos de atividades de agricultura.
Depois de analisar soluções no mercado, além de benchmarking com outras empresas do agronegócio no Brasil e exterior, a Atvos optou pela adoção dos sistemas Vistex Grower Management e Vistex Farm Management. Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer da Atvos, está otimista com o acordo.
“Teremos uma digitalização de nossos processos, reduzindo riscos e tempo de execução com a automação de muitos processos. Dados mais qualificados para tomada de decisões criarão um datalake de onde acompanharemos nossos KPIs e, no fim do dia, isso vai representar também uma contenção nos custos”, avalia o executivo.
A integração nativa da Vistex com a SAP contribuiu na eliminação de dados divergentes. A expectativa é de que com a coleta de dados logísticos e da prestação de serviços para o produtor agrícola, seja possível rastrear os parâmetros para garantir maior rentabilidade a todos. Isso inclui dados de aplicação de defensivos agrícolas e irrigação para garantir a conformidade com as Boas Práticas da Agricultura.
Para Marcos Ignácio, diretor Comercial da Vistex, o software visa aproveitar a tecnologia para otimizar os processos de gestão agrícola, melhorar o rendimento das culturas e impactar positivamente em parâmetros de sustentabilidade.
“Nossas soluções de gerenciamento de áreas de canaviais e de contratos com os produtores, desenvolvidas especificamente para organizações agroindustriais, auxilia na tomada de decisões de negócios inteligentes e oportunas com base em dados precisos e atualizados”, explica. “Além disso, também atende aos novos requisitos de tecnologia que o mercado vem demandando”, finaliza o executivo.
Sobre a Atvos:
A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.
Sobre a Vistex:
As soluções da Vistex ajudam as empresas a assumir o controle de seus processos de missão crítica. Com uma infinidade de programas que abrangem preços, comércio, royalties e incentivos, pode ser complicado ver para onde todo o dinheiro está fluindo, e muito menos quanta diferença isso faz nos resultados financeiros. Com a Vistex, as partes interessadas da empresa podem ver os números, ver o que realmente funciona e o que fazer a seguir – para que possam garantir que cada dólar gasto ou ganho está realmente impulsionando o crescimento, e não apenas custos adicionais. As empresas líderes mundiais em diversos setores contam com a Vistex todos os dias para impulsionar seus negócios.
Enchentes no Rio Grande do Sul: 7 tecnologias para auxiliar na recuperação e prevenção do estado
Como a inteligência artificial está impulsionando a excelência no agronegócio brasileiro
Tokenização do agronegócio – a tecnologia revoluciona financiamento para o setor
Como fugir de fraudes relacionadas às doações para o Rio Grande do Sul
O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!