Acordo entre ConectarAgro e AgNest impulsionar a digitalização em áreas rurais por meio de iniciativas conjuntas, treinamentos e avaliações tecnológicas
A ConectarAGRO acaba de formalizar uma parceria estratégica com o AgNest, uma iniciativa liderada pela Embrapa, que se posiciona como um dos principais atores no ecossistema de inovação do agronegócio.
Operando sob o conceito de “Living Lab”, o AgNest proporciona um ambiente dinâmico para a realização de provas de conceito, cocriarão e validação de tecnologias agrícolas de maneira integrada e colaborativa.
Suas atividades estão estruturadas em oito verticais temáticas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e sistemas de produção sustentáveis, todas voltadas para a promoção da agricultura digital no setor.
Com uma rede sólida de parceiros estratégicos e um forte compromisso com a inovação, o AgNest contribui significativamente para o avanço da agricultura digital, unindo tecnologia de ponta ao conhecimento científico.
A assinatura do contrato de parceria institucional aconteceu na semana passada durante o evento para empresas associadas e parceiros da Associação, contando com a presença de representantes de ambas as organizações, que selaram o compromisso de trabalhar conjuntamente pelo avanço da conectividade no agronegócio brasileiro.
“O Agnest se posiciona como um player que pavimenta o futuro da agricultura, atuando em verticais que sustentam sua missão de viabilizar, de forma holística, a agricultura digital e sustentável. A ideia surgiu em 2016, mas a materialização dentro da Embrapa teve início apenas em 2019, com a premissa dos 3 Cs: cooperação, cocriação e companheirismo. Nesse processo, outros colegas se uniram ao projeto. Durante a validação desse ecossistema único, as empresas do conselho gestor apostaram no modelo de parceria público-privada, no qual a Impactability também acreditou, assumindo o papel de gestora operacional do Agnest. Hoje, a fluidez do processo envolve diferentes atores, como o ConectarAGRO, que compartilha da visão de que uma agricultura multifacetada se sustenta pela inovação”, explica Paula Packer, Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente e Presidente do Conselho Gestor do AgNest.
A ConectarAGRO, cuja missão é promover a conectividade nas áreas rurais do Brasil, firmou com o AgNest uma série de compromissos focados na inovação e na disseminação de tecnologias no campo.
Entre as principais iniciativas previstas, destacam-se a realização de treinamentos, workshops e palestras gratuitas, além da promoção do AgNest como um centro de avaliação tecnológica para soluções de conectividade rural.
Em contrapartida, o AgNest se compromete a compartilhar sua expertise em indicadores de conectividade, impulsionando a digitalização no campo e fortalecendo o papel da ConectarAGRO nessa transformação.
Durante a semana, ocorreram visitas da ConectarAGRO à sede do AgNest, bem como a participação no evento de associados, consolidando o início da execução do contrato de Parceria Institucional.
“Esta parceria marca um passo importante na nossa missão de levar conectividade e inovação ao campo. Ao unir a expertise da ConectarAGRO com o know-how tecnológico do AgNest, estamos fortalecendo o ecossistema agrícola e abrindo novas oportunidades para que o agronegócio brasileiro se torne ainda mais competitivo e produtivo, aderindo às ferramentas digitais. Juntos, poderemos acelerar a adoção de soluções tecnológicas, além de capacitar o produtor rural por meio da inclusão digital.” Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO.
A parceria reforça a importância da conectividade como um habilitador essencial para soluções digitais no agronegócio, além de celebrar a união de esforços em prol da modernização do setor.
Essa colaboração entre a ConectarAGRO e o AgNest representa um avanço significativo na construção de um ecossistema agrícola mais tecnológico e sustentável, promovendo inovação e fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro.
“Acreditamos que a conectividade no campo não é apenas importante; é essencial para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro. A iniciativa da ConectarAgro mede e demonstra a importância da conectividade no agro, e está alinhada perfeitamente com os projetos do AgNest, o Farm Lab, onde a agricultura digital é sustentável e se materializa. Por isso faz total sentido essa parceria institucional, onde queremos participar para somar com nossas capacidades, processos e áreas de cultivo e mata nativa, orientando a inovação sob a ótica do produtor rural. Entendemos que a ConectarAGRO também tem muito a contribuir com o crescimento do AgNest.” diz Glaico Gundim, CEO da Impactability, empresa gestora operacional do AgNest.
Sobre a Associação ConectarAGRO
A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet em extensas áreas rurais e remotas no Brasil.
TIVIT anuncia Mitri Britto como novo Diretor de Estratégia, M&A e Marketing
Pesquisa da TOTVS aponta as prioridades de investimento tecnológico de diferentes segmentos do Agro
O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!