Últimas notícias

Fique informado

ICP-Brasil: 20 anos do marco da digitalização do Brasil

24 de agosto de 2021

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Importante destacar que em seus 20 anos de existência a ICP-Brasil manteve sua confiabilidade, principal atributo da Infraestrutura

Por Egon Schaden Júnior

 Egon Schaden JúniorDiretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)

Vivemos um grande momento de transformação digital no Brasil, o governo oferta cada vez mais serviços digitais, empresas de diversos nichos estão migrando suas operações para o ambiente virtual e a população, conforme apontado pela pesquisa TIC Domicílios 2020, está mais conectada.

Em 2001 tudo isso era apenas um projeto, que teve início com a publicação da MP 2.200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Neste dia 24 de agosto comemoramos o marco da digitalização do Brasil como política pública. Foi a criação da ICP-Brasil que possibilitou a disponibilização da primeira identidade digital dos brasileiros e tornou realidade a assinatura de documentos digitais com validade jurídica, integridade, segurança, rastreabilidade e não-repúdio.

Foi este primeiro passo que abriu as portas para que hoje sistemas como o PIX, Processo Judicial Eletrônico – PJ-e, Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, telemedicina, entre outros funcionem de forma totalmente digital com plena segurança.

Importante destacar que em seus 20 anos de existência a ICP-Brasil manteve sua confiabilidade, principal atributo da Infraestrutura, sem perder a capacidade de atualizar-se e ofertar aos País as melhores soluções tecnológicas.

O mundo passa por um momento de profunda transformação digital, com a atenção de todos voltada para a cibersegurança, e a ICP-Brasil segue sendo a mais segura solução, como foi registrado pelas Instituições Financeiras nacionais, ao escolherem o certificado digital ICP-Brasil para garantir a segurança do Open Banking, e também pela Lei nº 14.063, que estabelece que a assinatura qualificada, com certificado ICP-Brasil, é mais segura entre as disponíveis no País.

Se a segurança sempre foi mantida, em outros quesitos a ICP-Brasil modernizou-se e mostrou-se pronta para atender aos cidadãos cada vez mais digitais.

O certificado digital passou do token e do cartão para o celular, a emissão, antes obrigatoriamente presencial, passou a ser totalmente virtual, por meio da videoconferência, novos modelos de certificado foram lançados, possibilitando o pagamento por uso, uma grande variedade de prazos de validade e a oferta de serviços como o Certificado de Atributo e o Carimbo do Tempo.

A atualidade da ICP-Brasil é inquestionável e sua constante modernização é mantida pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, sempre atuante, e pelas empresas que fazem parte do mercado de certificação digital, sempre atentas para desenvolver as tecnologias necessárias para a modernização segura do Brasil.

O Brasil pode hoje celebrar os 20 anos de uma Infraestrutura 100% nacional, referência internacional, que mostrou ser possível, a partir da união do público e do privado, ofertar aos brasileiros as melhores soluções. A ICP-Brasil é a garantia de um Brasil cada vez mais digital e seguro.

Sobre ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor. 

Acesse a coluna da ANCD aqui!

ICP-Brasil celebra 20 anos de existência

Após LGPD, aumentam proposições no legislativo sobre privacidade e proteção de dados

Fim do ciclo de vida da cadeia V1 da ICP-Brasil