ID Talk com Daniel Fabre – presidente da ANCD e a modernização da ICP-Brasil no CCD25
O Congresso da Cidadania Digital 2025 em Brasília foi palco para uma entrevista exclusiva do Crypto ID com Daniel Fabre, presidente-executivo da ANCD
O Congresso da Cidadania Digital – CCD25 em Brasília foi palco para uma entrevista exclusiva do Crypto ID com Daniel Fabre, presidente-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD. O executivo destacou o papel de liderança da entidade no processo de modernização da ICP-Brasil e sua atuação estratégica junto a entidades do governo, do poder legislativo e do mercado.
“É uma satisfação estar reunido nessa mesa para falar sobre um tema que a gente tanto gosta: a assinatura eletrônica, o certificado digital ICP-Brasil e o ecossistema de um modo geral”, afirmou Daniel Fabre.
União e o propósito do setor
A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD reúne as maiores empresas que atuam do mercado de certificação digital ICP-Brasil e das IDTechs. Fundada em 2023, a entidade é formada por diversas vozes com um mesmo objetivo: garantir que o maior número de brasileiros tenha acesso à mais segura tecnologia de identificação e assinatura eletrônica: o certificado digital ICP-Brasil.
Fruto da união das principais empresas do setor de certificação digital, a ANCD tem o objetivo de representá-las em diferentes fóruns de discussão. A associação assegura que a ICP-Brasil continue sendo uma tecnologia fundamental para a digitalização segura do país, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de novos modelos de negócio para o setor.
O papel da ANCD na ICP-Brasil
Representando aproximadamente 95% da indústria de certificação digital, a ANCD atua como a voz unificada do setor.
“A ICP-Brasil tem 24 anos, é um ecossistema bastante consolidado. A indústria se organiza na forma de associação justamente para ter representatividade tanto junto ao governo quanto em grupos como esse que está hoje reunido no Congresso da Cidadania Digital”, destacou Daniel Fabre.
Essa representatividade permite um diálogo direto e eficiente com instituições como o ITI, a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda, posicionando a associação como um mediador essencial no ecossistema. Adicionalmente a ANCD tem uma cadeira no Comitê Gestor da ICP-Brasil que é a plenária onde se discute requisitos técnicos e a regulação do setor.
A transição para o Selo Eletrônico
Um dos pontos centrais da entrevista foi a pauta modernizante, com destaque para a transição do certificado digital e-CNPJ para o certificado digital Selo Eletrônico ICP-Brasil. Daniel explicou que a ANCD tem colaborado com esse processo. O objetivo é garantir que a emissão do novo certificado digital ocorra de forma segura e orquestrada, de maneira que as Secretarias de Fazenda de cada estado estejam preparadas para receber as notas fiscais nesse novo formato. Para isso, a ANCD promove o WorkFaz, um workshop que reúne as Secretarias de Fazenda e a Receita Federal para alinhar o cronograma da transição. “O WorkFaz é um espaço de diálogo, acompanhamento e alinhamento para que essa transição ocorra de forma segura, tranquila e orquestrada”, completou.
A presença no CCD25
O presidente-executivo da ANCD também enfatizou a relevância do CCD25 como um espaço de convergência para o debate sobre identificação digital. O evento, que aborda a Carteira de Identidade Nacional (CIN), reforça a importância da indústria de certificação digital, que marcou forte presença com patrocínios e participação de executivos das Autoridades Certificadoras e das IDTechs suas associadas.
Daniel Fabre citou ainda a participação da ANCD no painel 10, sobre Criptografia e Computação Quântica, que foi moderado por Edmar Araújo, diretor-executivo da associação, e contou com a representação de Márcio Nunes – membro do conselho administrativo e diretor da V/Cert, associada a ANCD, discutindo os desafios futuros da segurança digital.
A entrevista reforça o compromisso da ANCD em mediar as transformações na ICP-Brasil, assumindo um papel de liderança na orquestração de uma transição eficiente e segura para o Selo Eletrônico.
Para se aprofundar nos tópicos abordados, assista à entrevista completa com Daniel Fabre no canal do Crypto ID.
Assista a entrevista exclusiva do Crypto ID com o presidente-executivo da ANCD, Daniel Fabre, sobre o papel da associação na modernização da ICP-Brasil, a transição para o Selo Eletrônico e sua atuação estratégica no Congresso da Cidadania Digital 2025 (CCD25)
Corpo Diretivo da ANCD
Edmar Araújo – Diretor Executivo
Conselho de Administração
Leonardo Gonçalves – Presidente do Conselho de Administração
Fernando Moreira – Conselheiro (Digitalsign)
Daniel Fabre – Conselheiro (Safeweb)
Vinicius Sousa – Conselheiro (Soluti)
Márcio Nunes – Conselheiro (V/Cert)
Heitor Pires – Conselheiro (SyngularID)
Guilherme Franco – Conselheiro (Afiliados)
Claudio Dias – Conselheiro (Afiliados)
Gestão 2025
Presidência Executiva
Daniel Fabre – Presidente da Diretoria Executiva
Vinicius Sousa – Vice-Presidente da Diretoria Executiva
Egon Schaden Jr. – 1º Secretário
Alexander Schulz – 2º Secretário
Gustavo Paiva – 1º Tesoureiro
Washington Cunha – 2º Tesoureiro
Miller Lima – Membro do Conselho Fiscal
Thiago Magalhães – Membro do Conselho Fiscal
Sobre ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.
A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD reúne as maiores empresas e entidades que atuam no mercado de certificação digital no padrão ICP-Brasil. A associação busca representar a indústria da certificação digital nos mais diversos espaços de debate, garantindo que a ICP-Brasil permaneça sendo uma tecnologia aliada da digitalização segura do país e fomentando novos modelos de negócio para o setor.
Edmar Araújo no Congresso da Cidadania Digital 2025. O Futuro da Identificação Digital em Debate
Carteira de Identidade Nacional é destaque na abertura do Congresso da Cidadania Digital 2025
O Pacto Nacional pela Identificação Neonatal e Infantil CRYPTO ID
Identidade Digital
Na era da computação quântica gestão de identidade deixa de ser um recurso técnico e passa a ser um ativo estratégico de governança. Leia mais sobre esse tema aqui!

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas físicas ou jurídicas e coisas na internet. Leia mais e se aprofunde na coluna de Certificado Digital!





























