Últimas notícias

Fique informado

Homenagem à ICP-Brasil exalta trajetória de sucesso

05/07/2019

No início desta semana aconteceu em Brasília, na Câmara dos Deputados, a solenidade em homenagem aos 18 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Presidida pela deputada Ângela Amin, o evento contou com autoridades públicas, empresários e lideranças do setor. De acordo com Egon Schaden Júnior, presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), foi um momento de grande significado pelo fato de a ICP-Brasil representar, por sua trajetória, a consolidação com sucesso da implantação da Certificação Digital no Brasil, uma história que se tornou case mundial.

Egon Schaden, Fernando Moura, Ângela Amin, Marcelo Buz, Professor Custódio – Homenagem aos 18 anos da ICP-Brasil

A deputada Federal Angela Amin, autora da iniciativa, falou sobre a relevância da ICP-Brasil: “É certamente um marco que revela a solidez e o sucesso de determinadas políticas públicas de governo eletrônico no nosso País, são dezoito anos da edição da Medida Provisória 2200, de 2001, que criou esta meritória cadeia de confiança, cujo objetivo é modernizar e digitalizar com segurança e eficiência os processos e os serviços oferecidos aos cidadãos e empreendedores”.

Para o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Marcelo Buz, ao atingir a maturidade, o principal desafio da ICP-Brasil é massificar o certificado digital para todos os cidadãos.

“Chegamos aos 18 anos com mais de 8,3 milhões de certificados digitais ativos no Brasil. Não há ferramenta no Brasil que possibilite, com tamanha segurança, a transação dos atos jurídicos que não a certificação pela ICP-Brasil”.

Egon Schaden Júnior, presidente da ANCD, comentou que a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira permite que pessoas e empresas realizem de forma segura sua identificação no mundo virtual.

“Neste momento, a ICP-Brasil quer ratificar a intenção de continuar participando deste processo, somando esforços e oferecendo sua infraestrutura, solidez, conhecimento e acima de tudo, segurança”.