Em meio a rotina agitada, a utilização de ferramentas tecnológicas vem se tornando cada vez mais necessária, por mais simples que seja a tarefa, a otimização dos processos gerenciais é foco das grandes e pequenas empresas.
Escrito por Assinatura Certa
Com o avanço, por sua vez, entram os processos de assinatura que antes eram manuais, passam a ser eletrônicos. E com isso, nos questionamos:
A assinatura eletrônica é segura?
Como ficam seus dados e de seus clientes?
Os documentos, ou até mesmo o processo da assinatura são válidos juridicamente?
Estão armazenados da forma adequada?
Será que todas estas soluções dispõem de mecanismos que garantem a segurança apropriada?
A enorme quantidade de opções de sistemas e plataformas para assinatura eletrônica que estão à nossa disposição no mercado se multiplicou muito nos últimos anos, e diante de tanta variedade devemos nos atentar à nossa escolha.
Enfim, são muitas as questões que precisam de soluções!
É fundamental que seja realizado um filtro selecionando plataformas com base em pesquisas, realizar testes e até mesmo solicitar demonstrações de usabilidade para que a escolha seja CERTA e que ao definir a ferramenta de assinatura eletrônica da sua empresa, os requisitos estejam além de uma boa aparência e um site atrativo.
Aqui no Assinatura Certa, sabemos que a segurança não é feita apenas com um rótulo, mas sim com ações eficazes que comprovem os requisitos informados acima de tudo, comprometimento
Continue lendo este artigo, e descubra o que torna o Assinatura Certa seguro, confiável e compatível com as normas jurídicas da Lei 14.063/2020.
A segurança da assinatura eletrônica
Como já citamos neste artigo, a escolha correta para uma solução de assinatura eletrônica que seja capaz de proteger de forma jurídica e também que crie documentos nos quais você possa confiar, a solução deve, de forma obrigatória, permitir uma variedade de métodos para identificar e autenticar os signatários relacionados ao processo como por exemplo: validação de e-mail, SMS, geolocalização e validação de CPF.
Sendo assim a plataforma de assinatura precisa seguir um processo de conformidade que mantenha os documentos e assinaturas seguros e válidos conforme as recomendações abaixo:
1 – Verificação em tempo real das informações para confirmação de identidade do signatário, para que as assinaturas não sejam falsificadas;
2 – Todos os documentos devem estar vinculados ao signatário por meio de um endereço de e-mail válido, endereço IP, SMS ou ainda com a geolocalização. Também é fundamental a consulta por meio de link externo de validação;
3 – Não se pode permitir alterar o conteúdo do documento após sua assinatura. No Assinatura Certa, utilizamos um carimbo do tempo;
4 – O final do processo de assinatura deve se ter acesso ao manifesto de assinaturas que funciona como um certificado de conclusão e que seja válido em juízo e que contenha uma trilha de auditoria como endereços de e-mail, registros de data e hora e endereço IP do signatário e localização.
Quais cuidados devemos ter na escolha da plataforma?
O alerta fica principalmente para as plataformas que liberam qualquer tipo de informação para a assinatura eletrônica.
Muitas destas, simplesmente aceitam que sejam inseridas informações sem nenhuma garantia ou confirmação, inclusive, permitem que seja anexado documentos que não estão em formato Portable Document Format (PDF).
E por que isso é um problema?
O arquivo que não seja um PDF não é seguro porque o documento não está vinculado a nenhuma garantia de que foi assinado por determinada pessoa nem a qualquer “prova” que torne a assinatura juridicamente válida.
Saiba mais em Assinatura Certa
Assinatura Certa é um produto Carry Info, localizada em Montenegro/RS e composta por uma equipe com mais de 10 anos de experiência em tecnologia e inovação.
Sua missão é transformar processos e torná-los mais ágeis e confiáveis por meio da tecnologia.
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