Últimas notícias

Fique informado
Aplicativo para atendimento remoto via smartphone identifica documentos, colhe assinatura e produz prova de vida

Aplicativo para atendimento remoto via smartphone identifica documentos, colhe assinatura e produz prova de vida

08/04/2020

Aplicativo para atendimento remoto identifica documentos, biometria, assinatura e vivacidade apenas com a câmera do smartphone

Solução da brasileira Vsoft integra sistemas de certificação que já fazem mais de 2 milhões de autenticações por mês em aplicativo de atendimento à distância.

Devido à pandemia do coronavírus, inúmeras atividades de órgãos públicos e instituições financeiras estão suspensas ou em regimes diferenciados de horários e fluxo.

É nesse contexto que soluções práticas para atendimento remoto podem fazer toda diferença, reduzindo riscos e mantendo o funcionamento das organizações no Brasil. Foi pensando nessa demanda que a empresa brasileira Vsoft desenvolveu um aplicativo direcionado para atendimentos à distância, 100% pelo smartphone.

Imagem das telas do aplicativo Certfy Remote

O Certfy Remote contém uma solução completa para órgãos públicos, bancos, cartórios, imobiliárias, construtoras e quaisquer instituições que demandam certificar veracidade de dados em um atendimento.

“Pode-se usar o app para processos de atendimento de órgãos públicos, como tirar segunda via de RG, CNH, ou até a contratação de um plano de saúde remotamente”, explica Daniel Targino, sócio-fundador da Vsoft.

A solução vem como uma saída criativa para momentos adversos para toda população. Com larga experiência em sistemas de certificação, utilizados em vários estados do Brasil, os desenvolvedores da Vsoft chegaram a um novo produto.

“Nesse momento crítico de pandemia, a gente reuniu todas as equipes e vimos que temos que pensar fora da caixa. A solução “linka” os produtos que já temos e cria um novo aplicativo que pode ser utilizado para atendimentos remotos”, comenta Daniel sobre o nascimento do aplicativo.

Imagem das telas do aplicativo Certfy Remote

O processo para o cliente é muito simples, que baixa o app personalizado na loja de aplicativos e pode realizar um atendimento agendado, por exemplo. Ao ser avisado que o atendimento iniciará, o aplicativo abre uma interface de chat, em que o cliente irá interagir diretamente com o atendente.

Seguindo o fluxo, podem ser solicitadas a confirmação de vivacidade, assinatura, documentos e até das digitais apenas com a câmera do celular.

“O aplicativo também permite uma videochamada para o atendente atestar veracidade e juntar essas informações a um processo que pode ser consultado posteriormente pela empresa.”, comenta Fábio Falcão, product owner da Vsoft.

Por todo Brasil, a maior parte das instituições públicas que têm atendimento presencial constante para o fornecimento de documentos, como DETRANs, Secretarias de Segurança Pública e TREs, estão com atividades suspensas ou em regime limitado. A medida para proteger a população e os servidores públicos da contaminação da Covid-19 inevitavelmente afeta a rotina de quem precisa emitir algum documento.

imagem da tela do aplicativo Certfy Remote

Os processos de “prova de vida”, necessários para aposentados continuarem a receber o benefício do INSS, estão atualmente suspensos, quando poderiam seguir funcionando normalmente através do aplicativo.

A solução do Certfy Remote  permite realizar a chamada “fé de vida” sem se deslocar, apenas utilizando o smartphone.

Atualmente, a Vsoft já realiza mensalmente mais de 2 milhões de reconhecimentos faciais e mais de 600 mil reconhecimentos de impressões digitais com as soluções Touchless e Liveness, que integram o aplicativo Certfy Remote

“É uma solução para que empresas possam certificar qualquer tipo de documento que elas precisem emitir através de uma plataforma totalmente remota”, explica Fábio Falcão.

Empresas que desejam utilizar o aplicativo contam com a possibilidade de white label, personalizando a interface para ser um app da própria marca.

Para ajudar na documentação, o Certfy Remote  ainda faz o registro de todas as etapas do atendimento: início, duração, término, passos realizados, conversação por chat de texto e vídeo, imagens biométricas, documentos, dados de formulários personalizados, código de barras, QR Code, endereço coletado por GPS e até mesmo pagamentos com cartão de crédito.

 

 

Sobre a Vsoft

A Vsoft Tecnologia é uma empresa que atua no segmento de software, como fornecedora independente, especializada em Identificação e Certificação de Processos, voltada ao processamento digital de imagens desde 2000. A Biometria tem sido seu foco principal, com a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de reconhecimento de faces e de impressões digitais em parceria com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba).