Últimas notícias

Fique informado
Porque o Brasil pode tirar nota 10 em Diploma Digital

Porque o Brasil pode tirar nota 10 em Diploma Digital

18 de setembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A B4 é uma das maiores emissoras de Diploma Digital, com mais de 600 mil documentos emitidos

A modernização do setor educacional é uma prioridade global, e no Brasil, a implementação do diploma digital tem sido uma mudança revolucionária. Já foram emitidos mais de 2 milhões de diplomas no país.

Assim como em outros setores, como o Bancário, caminhamos para nos tornarmos uma referência mundial em certificação digital de cursos superiores. O que falta para isso?

O marco inicial foi a Portaria MEC 330, de 5 de abril de 2018, que nos proporcionou uma vantagem significativa: possuímos legislação específica e normas bem definidas que regulamentam a emissão de diplomas digitais. Essa legislação atual cria um ambiente claro e seguro para a implementação, estabelecendo padrões rigorosos de segurança, autenticidade e validade jurídica para os diplomas digitais.

Não há dúvida quanto à facilidade em validar um diploma emitido digitalmente. Atualmente, a validação pode ser realizada diretamente no site do MEC e por meio do código de validação ou QRCode do diploma, é permitido o acesso do diploma em XML e a sua representação visual em PDF.

Esse procedimento rápido e seguro oferece tranquilidade a todo o ecossistema educacional, incluindo alunos, instituições de ensino e validadores. “A utilização da assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil garantem absoluta integridade, autenticidade e validade aos documentos” confirma Professor Jean Martina que participou da regulamentação com o MEC.

No entanto, ainda existem desafios a serem superados. A integração de diplomas digitais com sistemas consolidados de gestão acadêmica e administrativa é um deles. Alguns sistemas estão em processo de implementação e ainda não conseguem oferecer todas as vantagens de uma plataforma de Diploma Digital de excelência.

“Muitas instituições tentam adaptar a emissão de diplomas digitais em seus sistemas existentes. No entanto, grande parte deles não está totalmente preparada para essa transição”, ressalta Rafael Almeida, sócio da B4.

A B4 é uma das maiores emissoras de Diploma Digital, com mais de 600 mil documentos emitidos. Entre seus parceiros, está um dos maiores grupos de educação do Brasil. Além disso, a Unicamp também implementou a solução de Diploma Digital da B4 representando um grande avanço no processo com emissões muito mais rápidas e menor custo envolvido.

O Diploma Digital é muito mais do que uma ferramenta de modernização para o sistema educacional brasileiro; contribui para a eficiência e a segurança das certificações acadêmicas. Isso abre caminho para um futuro mais digital e inovador no setor educacional do país.

“Ainda temos muitas possibilidades com a adoção do Diploma Digital, incluindo a facilitação do processo de registro. Existe a possibilidade de conectar emissores com registradores dentro de nossa plataforma, criando receita para quem registra e reduzindo custos para quem emite. Isso torna o mercado mais competitivo, e o maior beneficiado é o aluno.” explica Sergio Medeiros, um dos fundadores da B4.

Sobre a B4

A B4 é uma empresa de tecnologia especializada em desmaterializar processos com segurança e valor jurídico. Aliando tecnologia e conhecimento, oferecemos um portfólio de soluções como Plataforma de Assinatura, Integrações, Diploma Digital e Certificação Digital. Hoje a B4 é uma das maiores emissoras de diploma digital do país.


Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

educação